Gente de Fora na Pederneira

O caso da Comunidade de Ílhavo (1609-1850)

de Carlos Fidalgo

editor: 5livros
Um estudo que abranja as comunidades de Ílhavo e da Nazaré não será, com toda a certeza, obra do acaso, mas uma revisitação a uma relação - social e económica - que vem de tempos antigos, que se renova com a pesca do bacalhau, e que permanece com os descendentes de ílhavos que, talvez pela perda da memória colectiva, pela insipiente investigação sobre o assunto, se terão perdido nas brumas de cruzamentos familiares.

Não será por acaso que na Nazaré ainda hoje se usa a velha expressão que aqui somos todos primos uns dos outros. Nada mais certo e bem comprovado pelos vários estudos genealógicos.

A relação entre estas comunidade merece ser estudada de uma forma aprofundada, tão forte é a história que as une. Não devendo, por isso, considerar-se que o presente estudo encerra em si alguma conclusão, mas o princípio de um caminho que deverá ser trilhado, por forma a reaproximar a sua história social e económica.

Posto isto, o presente estudo apenas pretende dar a conhecer uma ínfima parte da história das gentes de Ílhavo em terras da Pederneira, desde os registos mais antigos que encontrámos, plasmados nos Registos Paroquiais, até ao encontro, em dois ou três exemplos, de famílias que derivam dessa região e ainda com descendentes no Concelho da Nazaré.

Muitos mais existirão, não podemos colocar isso em dúvida, mas é essa a nossa demanda: incentivar os investigadores destas duas localidades a enveredar por um trajecto comum por forma a redescobrir, no tempo e no espaço, todos aqueles que são Património comum de duas terras distantes geograficamente, mas geminadas no que à história social e económica, diz respeito.

Gente de Fora na Pederneira

O caso da Comunidade de Ílhavo (1609-1850)

de Carlos Fidalgo

ISBN: 9789897820496
Editor: 5livros
Idioma: Português
Dimensões: 138 x 198 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 150
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789897820496
Carlos Fidalgo

Carlos Fidalgo, Nazaré (1965), Mestre em Estudos do Património, pela Universidade Aberta, com a dissertação O Povoamento na área da Lagoa da Pederneira: da ocupação Romana até ao século XII (2010), orientação do Professor Catedrático João Luís Cardoso.
Pós-graduação em Estudos do Património pela mesma Universidade com o Seminário Final de Investigação em Temas de Arqueologia: A evolução do povoamento da área da Lagoa da Pederneira desde o período romano até ao período muçulmano.
Licenciatura em Ciências Sociais, pela Universidade Aberta, na área vocacional de Gestão do Património e Organizações Culturais.
Curso de formação em Inventário do Património Cultural e Imaterial, pela Universidade Aberta.
Frequência da Licenciatura em Design Industrial: Especialização em tecnologia para a cerâmica, Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design de Caldas da Rainha.
Técnico Superior de Património e Cultura na Câmara Municipal da Nazaré.
Coordenador do Gabinete de Património e Cultura da Câmara Municipal da Nazaré.
Livros publicados: As Igrejas da Pederneira: do séc. XII ao séc. XVII. Uma análise (2012); O Povoamento na área da Lagoa da Pederneira: da ocupação Romana até ao século XII (2013), Alguns elementos sobre a Quinta de São Gião: Território, propriedade e moradores - do séc. XIV ao séc. XX (2017); Gente de Fora na Pederneira: O caso da comunidade de Ílhavo (1609-1850) (2020).
Em coautoria: Ana Adelaide Hilário, Carlos Fidalgo. Seca do peixe: uma arte, Edição da Câmara Municipal da Nazaré, 2016. Ana Adelaide Hilário, Carlos Fidalgo. O traje tradicional da Nazaré: o avental, Edição Nazaré Qualifica, 2019.
Dos vários artigos que tem publicado em revistas da especialidade, destacamos: "O Progresso e a Identidade Cultural" (2012); "A epidemia de cholera – morbus e a gestão dos espaços de sepultura na Pederneira: 1829-1839" (2014); "Castrum Lora: uma análise ao texto do cruzado: entre o Vouga e Peniche" (2014); "Bastião Fernandes da Pederneira: realidade ou mito?" (2015); "O templo pré-românico de São Gião (Nazaré): breve síntese das investigações realizadas e dos resultados obtidos", Estudos Arqueológicos de Oeiras, nº 24 (2018) – Artigo em coautoria com o Sr. Professor Doutor, João Luís Cardoso.

(ver mais)
Emporium Editora
15,00€ 10% CARTÃO
portes grátis