Franny e Zooey

de J. D. Salinger
editor: Relógio D'Água, abril de 2002
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
Reedita-se, com nova tradução (esta, da autoria de Salvato Telles de Menezes) uma obra-prima da literatura americana. Apesar de se contarem pelos dedos de uma mão os títulos que publicou, e de o autor se ter retirado há quase cinco décadas (não dá entrevistas, não autoriza que os seus livros ou contos sejam transformados em filme), são milhões os leitores de J. D. Salinger por esse mundo fora.
Franny e Zooey, que data do início da década de 60, reúne um conto ("Franny", que havia sido publicado na "New Yorker" em 1955), e uma novela ("Zooey", que sairia na mesma revista dois anos mais tarde). Fazem ambos parte do universo do clã Glass (Wes Andersson, realizador de "The Royal Tenenbaums", refere que a sua inspiração fora a família Glass, inventada por Salinger). E quem são os Glass? Um casal de artistas de "vaudeville", com sete filhos, todos eles génios, adultos antes do tempo, e que têm dificuldades em lidar com o "real quotidiano". Franny é uma jovem e angustiada estudante universitária que se encontra com o namorado e lhe tenta explicar a sua busca religiosa como saída para a angústia. Zooey é o seu irmão, que discute com a mãe a depressão da irmã.

"Franny e Zooey é só um dos mais belos livros publicados no ano passado em Portugal."
Mário Santos, Público, Mil Folhas, 25/01/03

"Para além conseguir a proeza de ficcionar, com humor e ritmo irresistíveis ( o diálogo entre Zooey e a mãe é de antologia), uma discussão sobre o conceito de santidade, Salinger expõe ainda de forma admirável os meandros do cristianismo e do budismo (que pratica há vários anos), num livro que é, também, uma réplica hiperlúcida à dicotomia sabedoria/felicidade, um dos pilares mais nefastos da nossa esquizofrénica cultura. Imperdoável não (re)ler."
Ana Cristina Leonardo, Expresso, Cartaz, 23/11/02

Franny e Zooey

de J. D. Salinger

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727086863
Editor: Relógio D'Água
Data de Lançamento: abril de 2002
Idioma: Português
Dimensões: 138 x 211 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789727086863
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

J. D. Salinger

Escritor norte-americano, nascido em 1919, Jerome David Salinger, foi um símbolo da juventude norte-americana da década de 50, retratando-a e captando a sua linguagem, problemas e experiências. Filho de pai judeu e mãe católica irlandesa, aos dezoito anos teve a oportunidade de passar 5 meses na Europa. Quando regressou aos Estado Unidos, ingressou na Universidade de Nova Iorque e em 1939 inscreveu-se na disciplina de contos na Columbia University, cujo professor era Whit Burnett, fundador da revista Story Magazine.
Combateu na Segunda Guerra Mundial e esteve envolvido na invasão da Normandia.
Salinger é um dos grandes clássicos da literatura norte-americana sendo "À Espera no Centeio", o seu livro mais conhecido e aquele que melhor revela a vida da rica burguesia nova-iorquina, o vazio social e os falsos valores encontrados pelos jovens da época. O seu realismo irónico encontra-se também em obras como "Nine Stories" (1953), "Franny and Zooey" (1961), "Raise High the Roof Beam"," Carpenters" (1963) e "For Esmé - With Love and Squalor" (1986). É também autor de inúmeros contos, muitos deles publicados nas prestigiadas revistas "Esquire" e "New Yorker".

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU