Filosofia e Ciências da Linguagem

de Fernando Belo

editor: Edições Colibri, abril de 1993
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
«Este texto, em jeito de ‘sebenta’, procura atender a uma dificuldade inerente ao ensino da cadeira de Filosofia da Linguagem e, quero crer, à dificuldade equivalente dos que a frequentam e nela fazem trabalhos. Trata-se, pois, de textos de trabalho». São palavras do autor, que nesta obra coloca questões relativas à problemática contemporânea da linguagem, numa aposta que consiste em que, tanto o discurso filosófico como o das várias ciências, se possam melhor entender entre si, e melhor possamos entender a linguagem também.

Filosofia e Ciências da Linguagem

de Fernando Belo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728047382
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: abril de 1993
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 230 x 15 mm
Páginas: 104
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9789728047382
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Fernando Belo

Até aos 40 anos. Duas licenciaturas, em engenharia civil (IST, 1956) e teologia (Paris, 1968), com 12 anos de clérigo entre elas, tendo tido um maravilhoso professor de filosofia, o P. Honorato Rosa. Esta época saldou-se com a publicação de Lecture matérialiste de l’évangile de Marc. Récit, pratique, idéologie (1974), trad. castelhana, alemã e americana, articulando uma leitura textual da narrativa (R. Barthes) à estrutura social da Palestina da época (Althusser, Bataille), no contexto do estruturalismo francês, aliança da filosofia com ciências sociais e humanas.
Após os 40 anos. O livro, em tempos de revolução, abriu as portas do departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa (1975-2003), docente de Filosofia da linguagem e doutorado com tese sobre epistemologia da semântica saussuriana, (1989). Da Linguística às outras Ciências, esse ensino saldou-se pela publicação de Le Jeu des Sciences avec Heidegger et Derrida, (2 vol. 2007), entre outros livros, como Heidegger, pensador da Terra (2012), Seja um texto de paixão Onde se mostra que sem a Filosofia não haveria Europa e dos blogues Filosofia com Ciências (textos de fundo) e Filosofia mais Ciências 2 (textos de ocasião).

(ver mais)