10% de desconto

Felicidade

de João Tordo
Livro eBook
editor: Companhia das Letras, outubro de 2020
19,85€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
Lisboa, 1973
Nas vésperas da revolução, um rapaz de dezassete anos, filho de um pai conservador e de uma mãe liberal, cai de amores por Felicidade, colega de escola e uma de três gémeas idênticas.
As irmãs Kopejka são a grande atracção do liceu: bonitas, seguras, determinadas, são fonte de desejos e fantasias inalcançáveis.

Respira-se mudança - a Europa a libertar-se das suas ditaduras e Portugal a despedir-se da velha ordem - e vive-se a promessa da liberdade, com todos os seus riscos e encantos. É neste tempo e neste mundo, indeciso entre tradição e modernidade, que o nosso narrador cai num abismo pessoal.

A primeira noite de amor com Felicidade acaba de forma trágica, e o jovem vê-se enredado na malha inescapável das trigémeas Kopejka, três Fúrias que não tem poderes para controlar. À semelhança de uma tragédia grega, o herói encontra-se subjugado por forças indomáveis, preso entre dois mundos.

Felicidade é uma história de amor e assombração nas décadas que transformaram Portugal. Um romance enfeitiçante, repleto de ironia e humor, de remorso e melancolia, em que João Tordo aborda os temas do amor e da morte, e das pulsões humanas que os unem.

Felicidade

de João Tordo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897840401
Editor: Companhia das Letras
Data de Lançamento: outubro de 2020
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 232 x 26 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 328
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789897840401

Envolvente

Elisa Fajardo

Gosto de livros que me prendam, e este prendeu por todo o mistério que envolve todas as personagens enigmáticas. Tendo em conta que se percebe logo que a história vai ser focada pela vida arruinada da personagem principal e pela morte das trigémeas, fica logo desde o início a curiosidade em perceber quais os contornos da tragédia. Por outro lado, há todo um suspense que envolve as trigémeas que vai mantendo o leitor preso na sua ânsia de satisfazer a curiosidade. A dada altura o livro começa ainda a adicionar uma parte mais esotérica que, quer o leitor seja mais ou menos cético, desperta uma certa capacidade de imaginação e criatividade em que lê o livro.

Que murro, Tordo. Que murro!

SusanaFonseca

A escrita de João Tordo nunca desilude pela sua forma e pelo seu conteúdo. Nos livros deste autor nunca há só uma história narrada. Há História, há cultura e muito mais. Talvez seja esta uma das capacidade que mais de fascina neste escritor. Sobre este seu último romance começo por ressalvar a ironia de um livro que se intitula Felicidade ser um dos mais deprimentes que já li. A história deixou-me deprimida apesar de ter partes que de tão tristes roçam o cómico. Mas a tristeza mais profunda foi a percepção de que há na vida cinzenta destas personagens tanto de ficção como de realidade. Infelizmente, este é o retrato da vida de muitas pessoas. Não de forma literal, porque a grande maioria não fala com os mortos. Mas, bem espremida, se calhar essa é das poucas diferenças! Que murro, Tordo. Que murro!

História Impressionante

Carolina V.

Trata-se de uma história que nos prende desde o primeiro parágrafo. Uma história de revolta e superação, que mostra muito das emoções de alguém que sofre por ter perdido alguém, ou melhor, mostra os sentimentos de alguém que se culpabiliza por uma morte de causas naturais. Um livro impressionante, e mais uma vez parabenizo o autor João Tordo.

Fabuloso

Raquel Pinheiro

Um livro que para além de nos fazer viajar pela adolescência de um rapaz e mais tarde a sua vida adular, faz imensas referências a acontecimentos históricos que foram vividos por muitos portugueses, referências populares.. é sem dúvida um livro com imenso para nos dar e que nos faz pensar imenso. A escrita do autor é uma delicia, pois apesar de o livro contar uma história pesada, a escrita é simplesmente agradável e que nos faz querer mais. Foi o primeiro livro do autor e fiquei rendida aos seus encantos. Um livro com uma história que nos toca e nos faz pensar sobre o rumo da nossa vida. Brilhante

Um livro verdadeiramente interessante

Rui P.

Começo por elogiar a tradução, segura e de apurado sentido literário. O tradutor soube verter para o português a ideia original do autor. Uma palavra para o esmerado grafismo, poucas vezes a novela gráfica é fiel mas neste caso foi-de-lo. E como diz um dos personagens: o que há há há muito tempo e essa é a ironia... ha ha ha!

Muito bom

Sara Alex

Foi o primeiro livro que li de João Tordo e fiquei rendida de imediato a esta história. Leitura rápida e sempre com novidades deixando o leitor preso à trama. É impossível largar o livro até perceber a história de vida da personagem principal. "Felicidade" é tudo, menos uma história feliz para a personagem principal. Aconselho vivamente.

Surpreendente

Teresa Ferreira

Confesso que nunca imaginei, quando comecei a ler esta obra, que o João Tordo enveredasse por caminhos destes! Mas não vou estragar a leitura a ninguém! Recostem-se e apreciem esta obra!

Muito bom

O Aroma dos Livros

Ao longo da minha leitura nunca senti luz, mergulhei num lugar frio e tenebroso. Num lugar de desconfiança. Escuro. Sujo, até. A capacidade que o autor tem em fazer o leitor sentir e viver as personagens é de uma mestria avassaladora. Não querendo desvendar muito mais da história, quero só referir (e quem já leu percebe, quem não leu há de perceber) que a abordagem e final que o autor deu a esta obra foi, indiscutivelmente sinistro. Funesto. Tenebroso. Realista. Sem dúvida que recomendo.

Fiquei fascinada

Paula Couto

Foi o primeiro livro que li do João Tordo e tenho a dizer que fiquei fascinada. Que história, que livro, que tragédia grega, ainda não estou em mim. Adorei tudo! Vocês não têm noção! A escrita é incrível, a história é fascinante e envolvente com temas que os meus avós falavam constantemente como a ditadura e a guerra na Angola, temas importantes e que fazem parte da história de Portugal. Também adorei todo o mistério que envolve as trigémeas, as suas ligações físicas, emocionais e espirituais. A ligação que existe entre elas e o narrador da história. Com um final trágico e diferente este livro vai ficar para sempre na minha memória! Este livro é simplesmente fascinante! Fiquei fã e agora quero todos os livros do autor!

Romance vertiginoso, eletrizante e um retrato belíssimo de um Portugal dos anos 70/80.

Ana Catarina Jesus

Felicidade é uma obra vertiginosa, frenética e apaixonante. O alvoroço que senti ao ler estas páginas é indescritível. Mais um fantástico livro de João Tordo.

SE...

Nélia Capêto

É já um lugar comum, falar da qualidade da escrita de João Tordo!! Uma saga emocional, com enquadramento histórico do Portugal nos anos setenta e oitenta. O “destino” dramático do personagem principal, contrasta em alguns momentos com apontamentos de humor... Os personagens, as histórias, e as peripécias, são enriquecidas por uma estrutura emocional, vivida, sentida, coerente, que transportam o leitor ao mundo interior do narrador... Diria que fez muita falta a intervenção da Psicologia, mas SE assim fosse, esta não seria a história, mas seria outra qualquer... Quem gosta de Tordo, não pode deixar sem dúvida de ler esta sua nova obra! Para mim tem sido sempre um prazer!

"A vida começou com Felicidade"

Carolina - Singularidades dos Livros

Ao longo deste romance, acompanhamos um jovem desde os tempos de liceu até à vida adulta, marcada por um estado de profundo sofrimento e desvario. Aos poucos, vai-nos sendo revelado que a origem da sua condição se deve a três figuras femininas: as trigémeas Felicidade, Esperança e Angélica: "a primeira das trigémeas foi o meu grande amor, a segunda a minha mulher e a terceira participante involuntária da minha ruína". O início é eletrizante e instiga-nos a ler cada vez mais, pelo que acabei por não conseguir largar o livro, enquanto não desvendasse todos os seus mistérios! Gostei bastante da aura do protagonista e da intensidade da sua história, que entra em declínio após uma tragédia, que o abala e destroi completamente... As referências mitológicas e à cultura dos anos 70 e 80 enriquecem muito a obra e agradaram-me de sobremaneira. Recomendo muito este romance cativante e viciante!!

SOBRE O AUTOR

João Tordo

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975.
É autor de dezasseis livros, divididos entre o romance, o policial e o ensaio.
Venceu o Prémio Literário José Saramago em 2009, com o romance As três vidas, e o Prémio Literário Fernando Namora em 2021, com Felicidade.
Foi ainda finalista do Prémio Literário Europeu, do Prémio P.E.N. Clube, do Prémio Oceanos, do Grande Prémio de Romance e Novela APE e do Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores, entre outros.
Toda a obra de João Tordo está publicada na Companhia das Letras.
Os seus livros estão editados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Brasil, Hungria, Espanha, Argentina, México e Uruguai.
www.joaotordo.com

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU