30% de desconto

Europeana

Uma breve história do século XX

de Patrik Ourednik
editor: Antígona, novembro de 2017
14,00€
11,20€
20% DE DESCONTO IMEDIATO + 10% CARTÃO
EM STOCK -
Saudado pela crítica como um passeio (im)pertinente e inconformista pelo século passado, Europeana (2001) tem por propósito dar-nos uma amostra da invariável estupidez humana ao longo de cem anos.

Tempo de panaceias universais, de alianças entre a tecnologia e o mal e de histeria colectiva, o século XX de Europeana, à luz das estatísticas de um narrador frenético, converte-se num negro burlesco, numa grotesca enumeração de tirar o fôlego, em que coexistem a revolução bolchevique, barbies e a cientologia.

No fim, fica a pergunta: terá este bárbaro século realmente terminado?
Na senda de Bouvard e Pécuchet, de Flaubert, da falsa ingenuidade de Cândido, de Voltaire, e num estilo à Kurt Vonnegut, Europeana realça a vacuidade dos lugares-comuns e dos estereótipos e o autoritarismo dos discursos do saber, para melhor os combater.

Europeana

Uma breve história do século XX

de Patrik Ourednik

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726083115
Editor: Antígona
Data de Lançamento: novembro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 134 x 209 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 144
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789726083115

Desconcertante e obrigatório

Paulo Chagas

A forma como coisas tão sérias são ditas num tom leve e carregado de humor é simplesmente desconcertante. Obrigatório!

Europeana

Sérgio C.

Patrik Ourednik atira-se com arte aos lugares comuns desta vida e às parvoíces da humanidade. O resultado é este livro, de leitura compulsiva, que nos deixa um sentimento ambíguo de conforto e angústia: o mundo das pessoas sempre foi absurdo, repleto de barbárie, manipulação e continuará a ser assim. Mas a resistência e a racionalidade também existem, e Patrik Ourednik demonstra-o com as letras, neste relato lúcido e repleto de uma outra forma de ver...

O século que teima em não acabar

Filipe S.

Um livro que não é apenas um breve resumo dos principais momentos do século XX, que utiliza as estatísticas com algum cinismo para fazer a crítica sobre a própria noção do que é - e de como se escreve - a História trágica de um século.

Temas importantes explicados de forma simples

Ana

O livro é pequeno mas transborda conteúdo. O escritor faz um apanhado dos temas mais importantes que aconteceram no último século e nos conduziram, consequentemente, ao presente. De leitura fácil e simples. Uma boa obra para refletir sobre os últimos marcos da história da humanidade.

Estranho, caprichoso e indisciplinado

Hugo Rodrigues

Europeana apresenta as narrativas concorrentes dos vários projetos utópicos e os chamados avanços das últimas gerações. Com fina ironia e leitura quase compulsiva, Ourednik demonstra quão pouco o mundo realmente mudou, e a margem fina entre os “progressistas” e o “velho mundo”.

SOBRE O AUTOR

Patrik Ourednik

Patrik Ouredník (n. 1957), escritor e tradutor literário, passou a juventude na Checoslováquia dos anos 70, depois do fracasso da Primavera de Praga.
Activista e editor, subscreveu petições pela libertação de presos políticos e foi rapidamente excluído do ensino universitário pelo seu inconformismo ideológico. Depois de incursões como livreiro e arquivista, estudou teatro em Praga e exilou-se em França em 1984, onde vive actualmente.
Autor de ensaios, romances e poemas publicados em Itália, em França e nos EUA, traduziu François Rabelais, Boris Vian, Alfred Jarry e Raymond Queneau para checo.
Europeana, o livro mais famoso deste mestre da subversão, foi traduzido em trinta línguas.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU