Estação Central
SINOPSE
Compreende-se por isso que «[-] Deus sendo puro deixa-se consumir / com a paixão insultuosa / dos devassos». Esta ambivalência entre a solidão da humanidade e o maravilhoso mistério que a acompanha perpassa as páginas deste livro.
CREDO
atribuído a Yossel Rakover
Creio no sol, mesmo quando não o vejo
Creio no amor, mesmo quando não o abraço
Creio em Deus, mesmo quando Deus se cala
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Nova Iorque convém à poesia de José Tolentino Mendonça. Tendo vivido na cidade durante o último ano, Tolentino encontra nessa paisagem múltiplos lugares onde o sagrado e profano se cruzam, se tocam, se interrogam. Esta é a mais paradoxal das colectâneas do poeta, porque a questão central da “santidade” aparece muito associada ao “lodo”. A geografia nova-iorquina invade os poemas, Greenwich Village, os parques, o rio Hudson, ou o Chelsea Hotel, convocado como “a última morada de Deus” (“última” talvez no sentido de “mais improvável”).
Toda a estratégia desta poesia consiste em apresentar a “terra desolada” como terra prometida, a “noche oscura” como luz do mundo. […] os poemas assemelham-se por vezes a salmos ou hinos, mas com referências contemporâneas, ao cinema de Panahi e às canções de Bonnie “Prince” Billy. Existem em estado de contradição, e tanto defendem que a sabedoria consiste em “nada omitir”, como se baseiam em omissões e elisões.»
Pedro Mexia, Expresso
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 978-972-0-79319-5 |
Editor: | Assírio & Alvim |
Data de Lançamento: | setembro de 2012 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 145 x 205 x 7 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 64 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Poesia Inédita Portuguesa |
Classificação temática: | Livros em Português > Literatura > Poesia |
EAN: | 978972079319513 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU