10% de desconto

Escola-Família, Uma Relação Armadilhada

Interculturalidade e Relações de Poder

de Pedro Silva

editor: Edições Afrontamento, abril de 2003
Pedro Silva é sociólogo de formação. Actualmente é professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria e professor convidado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

O presente livro corresponde a uma tentativa de problematização da relação escola-família em Portugal, cruzando uma reflexão teórica e conceptual, a partir de uma selecção e análise da bibliografia especializada; uma pesquisa sócio-histórica sobre a emergência e desenvolvimento da participação parental no nosso país; e um estudo etnográfico, conduzido ao longo de mais de dois anos de trabalho de campo, em três comunidades educativas do 1º ciclo no centro-litoral do país.

Trata-se de comunidades de população lusa e branca, mas com assinaláveis diferenças de ordem sócio-cultural. Esta diferença de composição permitiu registar uma importante clivagem sociológica nos processos de interacção entre escolas e famílias, a qual se faz sentir sobretudo em termos de classe social e de género. Foi ainda possível constar a multiplicidade de actores sociais envolvidos, os quais se assumem como actores centrais ou actores periféricos em função de cada contexto e não a priori.

A clivagem sociológica detectada permitiu entender que estamos perante complexos processos de interacção, donde sobressaem as relações de poder e entre culturas. Teorizar a relação escola-família enquanto relação armadilhada contribui para equacionar práticas emancipadoras, na medida em que se encara a relação como sendo simultaneamente desarmadilhável.

Escola-Família, Uma Relação Armadilhada

Interculturalidade e Relações de Poder

de Pedro Silva

Propriedade Descrição
ISBN: 9789723606621
Editor: Edições Afrontamento
Data de Lançamento: abril de 2003
Idioma: Português
Dimensões: 164 x 240 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 416
Tipo de produto: Livro
Coleção: BCS/Ciências Educação
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Pais e Educadores
EAN: 9789723606621
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Pedro Silva

Pedro Silva é Sociólogo, docente e investigador, tem vindo a cruzar as preocupações das sociologias da educação, da família e da infância nas suas pesquisas. O tema da relação escola-família tem constituído o cerne da sua atividade investigativa, com tradução em várias publicações, individuais e coletivas. A etnografia, a educação e mediação interculturais e as TIC constituem outros polos de interesse. Licenciado em Sociologia pelo ISCTE, Mestre em Análise Social da Educação (Boston University) e Doutor em Ciências da Educação (UPorto), é Professor Coordenador com Agregação da Escola SECS do IPL e membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE. UPorto) e do CICS.NOVA.IPLeiria.

(ver mais)
Da Família à Escola

Da Família à Escola

10%
Livros Horizonte
13,12€ 10% CARTÃO