Ensaios Anticlericais

de Luís Machado de Abreu

editor: Roma Editora, abril de 2005
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Esta nova colecção visa um cruzamento interdisciplinar entre a História e outros saberes do universo das ciências sociais e humanas.

Pesa, há muito, na consciência cultural portuguesa, a memória inquieta de oscilantes paixões anticlericais. Pertencem ao passado, mas afloram, às vezes, em erupções de circunstância. Podemos fazer de conta que nada disso importa, quando a urgência de tantas questões maiores já desassossegam os brios deste Portugal a braços com tão obstinados défices. Mas sob a máscara da desvalorização e do esquecimento opera, afinal, o recalcamento.

Os textos aqui reunidos tentam aproximar-se da experiência anticlerical portuguesa, sondando-a sem obsessão de nenhuma ortodoxia. Com liberdade de ânimo e vontade de compreender. Utilizam instrumentos e processos habitualmente organizados pela instituição disciplinar como saber histórico, sociológico, linguístico, retórico e filosófico. Situam claramente a temática anticlerical na esfera das complexas instâncias em que se jogam as relações de poder.

No pressuposto de que o anticlericalismo dá que pensar, a proposta de Ensaios Anticlericais é, simplesmente, a de contribuir para tal com um pequeno exercício de reflexão.

"...estes textos representam um importante contributo para cerca de dois séculos de história de Portugal, dada a centralidade da problemática do anticlericalismo durante esse tempo. Construídos com rigor e isenção, inserem esta temática na história das lutas pelo poder, assim como na da cultura e costumes em Portugal. É, de facto, um "pequeno" mas excelente exercício de reflexão, que nos faz pensar no fenómeno do anticlericalismo, suas razões e dimensões culturais, através de uma leitura agradável."
José Gabriel Viegas, Expresso, 30 de Abril de 2005

Ensaios Anticlericais

de Luís Machado de Abreu

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728490607
Editor: Roma Editora
Data de Lançamento: abril de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 166 x 238 x 18 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 164
Tipo de produto: Livro
Coleção: Casa de Cultura
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789728490607
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável