Educação Inclusiva

Dos conceitos às práticas de formação (2ª Edição)

de David Rodrigues
editor: Instituto Piaget, dezembro de 2012
12,72€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
De uma maneira muito elementar poderíamos sintetizar o conceito de Educação Inclusiva como «um sistema de qualidade educativa para todos os alunos». Isto significa que a educação tem de desempenhar um papel mais activo na luta contra as desigualdades sociais, promover novas competências, atitudes e comportamentos e incentivar novas formas de desenvolvimento pessoal e comunitário. Todas estas reformas têm por objectivo aumentar a equidade na Educação sem perder a sua excelência. Qualidade = equidade + excelência seria talvez uma boa fórmula para se pensar na qualidade educativa no século XXI. Este livro reúne um conjunto de textos de reputados autores portugueses e espanhóis sobre o conceito e linhas de intervenção na promoção da Educação Inclusiva. De entre as prioridades de reforma, a formação de professores é sem dúvida uma das mais valorizadas e analisada. Verificamos, ao ler as reflexões de investigadores de um e outro lado da fronteira dos países ibéricos, que os problemas identificados são semelhantes e que as linhas de actuação, ainda que diferentes no seu detalhe e intensidade, comungam de respostas semelhantes no campo da inovação e da reforma.

Educação Inclusiva

Dos conceitos às práticas de formação (2ª Edição)

de David Rodrigues

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896591038
Editor: Instituto Piaget
Data de Lançamento: dezembro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 233 x 9 mm
Tipo de produto: Livro
Coleção: Horizontes Pedagógicos
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Sociologia da Educação Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 9789896591038

SOBRE O AUTOR

David Rodrigues

David Rodrigues é professor de Educação Especial e doutorou-se em 1986 na Universidade Técnica de Lisboa - FMH com uma tese sobre crianças com paralisia cerebral. Coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991) e o Curso de Terapias Expressivas (1999) na mesma Universidade. Lecionou em universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Lisboa e Açores) e em universidades estrangeiras (nomeadamente KU Leuven, Campinas e Florianópolis). É conferencista em congressos internacionais e em iniciativas da UNESCO (nomeadamente na Rússia, Lituânia, França, Espanha, Reino Unido, Colômbia e Brasil).É autor/organizador de 23 livros e pertence ao conselho editorial de 12 revistas científicas em Portugal e no estrangeiro. É presidente da Pró-Inclusão- Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, fundador da revista Educação Inclusiva e lecciona e coordena actualmente o curso de Mestrado em educação Especial da ESSE Jean Piaget (Almada). É membro do Centro de Investigação do Instituto de Educação – Universidade de Lisboa. Recebeu em 2007 o Prémio Internacional de Investigação «União Latina».

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO