10% de desconto

Éclogas de Agora

Livro 1

de Afonso Lopes Vieira

editor: Europress, abril de 1986
O regresso à natureza sempre foi, na história da Humanidade, a afirmação de um desencanto que o industrialismo gerou. Metáfora para o maniqueísmo da eterna luta entre o BEM e o MAL, este dualismo converteu-se em poesia, onde a natureza espelhava a tortura individualizada e resistente a uma sociedade colectivizadora, agarrada por um santanismo destroçador de valores sagrados. A natureza começou por ser refúgio porque era o residual de uma inocência perdida. Por isso este regresso à natureza encobriu sempre um pessimismo e um fatalismo.

Éclogas de Agora

de Afonso Lopes Vieira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725590843
Editor: Europress
Data de Lançamento: abril de 1986
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 231 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 88
Tipo de produto: Livro
Coleção: Heuris
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789725590843
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Um grito surdo de revolta; uma triste lição de humildade

Luís Matias

“Éclogas de Agora” e Afonso Lopes Vieira partilham um pecado fatal: o facto de serem desconhecidos pelo grande público. Tal obra e tal autor merecem, sem dúvida, inúmeros elogios pela sua realização: uma obra que coloca todo o tipo de rivalidades políticas numa perspetiva que ultrapassa a hipocrisia e nos ensina a humildade com que as devemos pensar. Sendo o propósito desta obra um grito de revolta contra Salazar e os seus apoiantes (um grito pessimista de quem vê o seu país a afundar-se em ditadura) fica a mensagem, eternamente válida, que, mais do que nunca, nos cabe lembrar, como herdeiros dos tempos por vir, que nem na Esquerda nem na Direita se encontra o perigo à Democracia: os seus únicos inimigos serão sempre os que nela não se revêem! Para ler e refletir, uma e outra vez até que as páginas do livro se gastem.

Afonso Lopes Vieira

Poeta e ficcionista, é autor de uma vasta obra, que abrange diversas áreas. Animais Nossos Amigos, livro que integra o Plano Nacional de Leitura, consagrou-o como um dos mais populares vultos da cultura nacional da primeira metade do século XX.

(ver mais)
O Romance de Amadis

O Romance de Amadis

10%
Porto Editora
12,20€ 10% CARTÃO
O Romance de Amadis

O Romance de Amadis

10%
Porto Editora
14,40€ 10% CARTÃO