10% de desconto

Dinastia Filipina

de Fernando de Castro Brandão

editor: Europress, novembro de 2012
VENDA O SEU LIVRO i
Na continuidade do nosso propósito de registar, cronologicamente, aspectos diversificados da História de Portugal, coube agora a vez a esta "Dinastia Filipina". Período anatemizado, por longo tempo, pela historiografia nacional, só recentemente passou a ser objecto de um maior interesse. Deram-se à estampa obras de grande valia, com escrupuloso cunho científico, divulgadas em amplas edições.
Ainda assim, estar-se-á ainda longe de um conhecimento cabal desses sessenta anos, abjurados por portugueses e quase ignorados pelos espanhóis.
Deste último facto tivemos prova quando da investigação realizada na Biblioteca Nacional de Espanha. Ali deparamos com uma manifesta carência de trabalhos monográficos sobre o tema. Dos poucos encontrados, foi-nos vedada a leitura, alegadamente por serem obras antigas e raras. E estas só estavam disponíveis de imediato para consulentes com residência em Madrid. Os demais, careciam de um processo burocrático moroso, que a nossa limitada estadia inviabilizava.
É, pois, com base bibliográfica quase exclusivamente portuguesa, que se elaborou esta cronologia. Cuidou-se, naturalmente, de torná-la o mais possível exaustiva. Mas terá, por certo, lacunas e omissões, para as quais se conta com alguma benevolência. Registando cerca de 3.225 entradas, abarcam, como sempre, múltiplos aspectos: da política à economia, passando pelo religioso e cultural. O critério, obviamente subjectivo, poderá ser sempre motivo de reparos. Mas a função primordial do cronologista é o de respigar, depois de recolhida a matéria.
Procurou-se também apresentar as datas completas, ou seja, ano, mês e dia. Quando só conhecido o primeiro, os factos a ele relativos, antecedem os restantes. No caso de edificações arquitectónicas ou monumentais, a indicação respeita ao início da obra, salvo outras explicitações.

Dinastia Filipina

de Fernando de Castro Brandão

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725593288
Editor: Europress
Data de Lançamento: novembro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 164 x 243 x 13 mm
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789725593288
e e e e e

Uma obra de referência para o estudo da Dinastia Filipina.

João Rebuge.

Alguns dos marcadores cronológicos essenciais para o estudo do Período da Dinastia Filipina! Pontos de ancorarem, como ponto de partida para novas linhas de investigação para melhor perceber as características do Reino de Portugal entre, cerca de, 1580 e, aproximadamente, 1640.

e e e E E

Tema interessante

FILOMENA OLIVEIRA

O conteúdo é um registo dos factos mais importantes durante a Dinastia Filipina

Fernando de Castro Brandão

Fernando de Castro Brandão licenciou-se em História na Faculdade de Letras e foi assistente do Prof. Jorge Borges de Macedo durante dois anos. Ingressou na carreira diplomática em 1973 e o seu primeiro posto no estrangeiro foi em Porto Alegre (Brasil), até 1979. Serviu no México e no Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama, a partir de julho de 1983. Foi depois destacado para o cargo de Cônsul-Geral em Boston, EUA, e em Luanda; e para embaixador em Islamabad e Caracas. Em 2002 foi nomeado Presidente do Instituto Diplomático, cargo que desempenhou até ser colocado na Embaixada em Praga. Em 2007 foi feito Embaixador "full-rank", atingindo o limite de idade no exterior em novembro do ano seguinte.

(ver mais)