Dinastia Filipina
de Fernando de Castro Brandão
Sobre
o LivroNa continuidade do nosso propósito de registar, cronologicamente, aspectos diversificados da História de Portugal, coube agora a vez a esta "Dinastia Filipina". Período anatemizado, por longo tempo, pela historiografia nacional, só recentemente passou a ser objecto de um maior interesse. Deram-se à estampa obras de grande valia, com escrupuloso cunho científico, divulgadas em amplas edições.
Ainda assim, estar-se-á ainda longe de um conhecimento cabal desses sessenta anos, abjurados por portugueses e quase ignorados pelos espanhóis.
Deste último facto tivemos prova quando da investigação realizada na Biblioteca Nacional de Espanha. Ali deparamos com uma manifesta carência de trabalhos monográficos sobre o tema. Dos poucos encontrados, foi-nos vedada a leitura, alegadamente por serem obras antigas e raras. E estas só estavam disponíveis de imediato para consulentes com residência em Madrid. Os demais, careciam de um processo burocrático moroso, que a nossa limitada estadia inviabilizava.
É, pois, com base bibliográfica quase exclusivamente portuguesa, que se elaborou esta cronologia. Cuidou-se, naturalmente, de torná-la o mais possível exaustiva. Mas terá, por certo, lacunas e omissões, para as quais se conta com alguma benevolência. Registando cerca de 3.225 entradas, abarcam, como sempre, múltiplos aspectos: da política à economia, passando pelo religioso e cultural. O critério, obviamente subjectivo, poderá ser sempre motivo de reparos. Mas a função primordial do cronologista é o de respigar, depois de recolhida a matéria.
Procurou-se também apresentar as datas completas, ou seja, ano, mês e dia. Quando só conhecido o primeiro, os factos a ele relativos, antecedem os restantes. No caso de edificações arquitectónicas ou monumentais, a indicação respeita ao início da obra, salvo outras explicitações.
Alguns dos marcadores cronológicos essenciais para o estudo do Período da Dinastia Filipina! Pontos de ancorarem, como ponto de partida para novas linhas de investigação para melhor perceber as características do Reino de Portugal entre, cerca de, 1580 e, aproximadamente, 1640.
O conteúdo é um registo dos factos mais importantes durante a Dinastia Filipina