Dicionário das Ciências da Linguagem
de Oswald Ducrot e Tzvetan Todorov
Sobre
o LivroO Dicionário das Ciências da Linguagem, de Oswald Ducrot e Tzvetan Todorov, continua hoje a ser, quase vinte anos após a sua publicação original, uma obra de referência incontornável no complexo domínio de uma disciplina - a linguística - que cada vez mais se revela na base de todas as ciências do homem.
«Obra-prima de organização», como referiu um crítico francês, o Dicionário das Ciências da Linguagem apresenta 57 entradas, no interior das quais, porém, é possível encontrar cerca de 800 definições, que os índices finais facilmente permitem localizar.
Do ponto de vista do conteúdo, leitor encontrará ao longo de quatro grandes partes todo o conhecimento relativo à matéria: as escolas (do século XVII até Chomsky), os domínios (incluindo a psico e a sociolinguística), os conceitos metodológicos (do signo aos géneros literários) e os conceitos descritivos (do mais simples - as unidades são significativas - ao mais complexo - linguagem e acção).
Um trabalho fundamental para os estudantes e estudiosos portugueses.
Um trabalho interessante, que resistiu perfeitamente à passagem do tempo, conseguindo, ainda hoje, ser um importante ponto de referência no domínio da Linguística.
Para quem se interessa pela linguagem, seja de forma diletante ou na sequência de estudos académicos dedicados (para estes, Todorov será um nome incontornável), eis uma obra a vários títulos fundamental. Poderia acrescentar mais uns quantos encómios de circunstância, mas bastará que conste: é neste momento um dos meus livros de cabeceira.
Um dicionário que abrange várias temáticas relacionadas com a Linguistica. De fácil leitura e interpretação