Descobrimento da Ilha da Madeira Livro
de Jerónimo Dias Leite
Sobre
o LivroO (re)descobrimento da Ilha da Madeira continua a ser um tema que, 600 anos após o início da expansão portuguesa, ainda fascina os leitores. Com o objetivo de trazer ao público um dos testemunhos mais importantes da historiografia madeirense, apresentamos uma obra que adaptou o texto original do cónego da Sé do Funchal, escrito ainda no séc. XVI, aos nossos dias. Desafiámos três personalidades da atualidade: os historiadores Cristina Trindade e Rui Carita; e o geógrafo Raimundo Quintal. Assim, passamos em revista ao testemunho dos primeiros dois séculos da História da Madeira, recuperando e explicando conceitos fundamentais, descodificando termos que já não fazem parte do quotidiano, incitando a discussão e a pesquisa de várias temáticas e apresentando centenas de ilustrações que levam o leitor a uma viagem única ao nosso passado. Acreditando que a História não é uma ciência que exalta biografias e se resume à memorização de datas e factos, deixamos ao leitor o prazer de descobrir um relato pioneiro, há muito tempo afastado do público.
O livro é extraordinário, pois leva-nos a conhecer o início do que foi a descoberta da ilha da Madeira com um ótimo enquadramento histórico. Impressionante a surpresa que surge em cada página e onde as ilustrações e anotações robustecem esta descoberta. As duas primeiras páginas servem para nos adaptarmos ao tipo de escrita à época, mas depois é delicioso como a prosa por vezes se transforma em rima. A leitura do livro irá suportar a viagem a esta ilha em família e que conhecerei com outros olhos. Recomendo vivamente.
Esta excelente obra permitiu descobrir a madeira com uma a riqueza de imagens e dados que faz juz a esta bela ilha. Recomendo a todos madeirenses e aos que não nasceram esta ilha mas a querem conhecer melhor!
A obra encanta, desde a primeira página, pela riqueza de conteúdo: imagens, ilustrações, dados, definições e muito mais!
Foi a descoberta de uma ilha e de uma excelente obra!
Nunca vi nada assim! O livro consegue seduzir um leitor como eu, sem grande conhecimento sobre História. Lindas imagens, uma forma inédita de apresentar um documento tão antigo como o texto de Jerónimo Dias Leite. Ficamos (eu e a filhota) fãs!
Uma surpresa pela qualidade. Centenas de imagens: desenhos, ilustrações, esquemas,... além disso: explicações e notas ao texto principal. Imperdível!
A adaptação deste texto, com mais de 400 anos, para uma narrativa atual, com tantas ilustrações, mapas, esquemas,... é fenomenal. A inclusão de comentários, que explicam tanta terminologia, torna esta obra indispensável. Recomendo!