De Lisboa a La Lys
O corpo expedicionário Português na Primeira Guerra Mundial
de Filipe Ribeiro de Meneses
Sobre
o Livro
Sinopse
9 de abril de 1918 foi um dos dias mais mortíferos na história militar de Portugal. Numa só manhã, perto de 400 portugueses morreram, muitos mais foram feridos e o número de prisioneiros rondou os 6600.
O Corpo Expedicionário Português (CEP), símbolo máximo do esforço de guerra nacional durante a Primeira Guerra Mundial, desapareceu dos campos de batalha franceses enquanto unidade organizada.
A jovem República apostara forte na constituição do CEP e seu envio para a Frente Ocidental, e perdera.
Neste volume Filipe Ribeiro de Meneses regressa ao tema da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial, propondo uma nova interpretação das causas e das consequências do desastre sofrido em La Lys.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
De Lisboa a La Lys
ISBN
9789722064569
Editor:
Dom Quixote
Idioma:
Português
Dimensões:
155 x 233 x 20 mm
Encadernação:
Capa dura
Páginas:
344
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> História
> História de Portugal
Quem comprou também comprou
Saída de Emergência
17,70€
10% CARTÃO
portes grátis
Recomendo vivamente. O meu bisavô materno (minhoto) regressou "gaseado" desta aventura da républica (o érre pequeno não é lapso) - um Povo lançado na Guerra e depois abandonado pela républica... Gerações mais tarde o meu Pai, milicano no Ultramar, veria a História repetida . Complementar esta leitura com a de Jaime Nogueira Pinto "Nobre Povo" . Já nessa altura a Europa não escarnecia do Povo Portugês mas dos seus "Oficiais"... elucidativo..
Livro muito interessante que se socorre de fontes britânicas, para dar uma nova visão sobre o conflito que tanto marcou Portugal. Essencial ler.
Muito bem escrito e extremamente elucidativo. Versa acerca de um período "mal-amado" da nossa história e como tal torna-se essencial. Recomendo sem reservas.