10% de desconto

Da Democracia na América

de Alexis de Tocqueville
editor: Relógio D'Água, novembro de 2008
38,36€
10% DE DESCONTO CARTÃO
PORTES GRÁTIS
VENDA O SEU LIVRO
Tocqueville surge-nos hoje como um dos primeiros teóricos da modernidade. Quer se trate da filosofia, da política ou da sociologia, a sua principal obra, "Da Democracia na América", surge-nos como referência obrigatória. Editada em Paris pela primeira vez em 1835, Da Democracia na América tornou célebre o jovem autor, considerado de imediato um herdeiro de Montesquieu devido à capacidade de observação, elegância de estilo e serenidade de pensamento. Foi isso que levou Dilthey a considerar, alguns anos depois, Tocqueville como «o maior pensador político desde Aristóteles e Maquiavel». São dois os temas fundamentais abordados em Da Democracia na América. A parte inicial trata das instituições norte-americanas como expressão dos costumes e do estilo de vida e aborda os princípios em que se baseia um Estado democrático. Descreve o funcionamento dos três poderes da União, a estrutura e fundamentos do poder judicial, os corpos legislativos e a organização do poder executivo federal. Examina o sistema bipartidário, a importância das associações, o poder da maioria e as suas consequências. Esta primeira parte termina com uma série de capítulos destinados a avaliar a influência dos costumes e da religião na organização do sistema democrático. Na segunda parte do livro, elabora-se uma teoria do Estado democrático que é o grande contributo de Tocqueville para a filosofia política. O aspecto decisivo está, segundo Tocqueville, na igualdade de condições que impera na sociedade norte-americana: «como ninguém difere dos seus semelhantes, ninguém poderá exercer um poder tirânico, pois, neste caso, os homens serão perfeitamente livres, porque serão de todo iguais; e serão perfeitamente iguais, porque serão de todo livres». A igualdade e a causa da liberdade estão indissociavelmente ligadas. Quase dois séculos depois da sua primeira edição, Da Democracia na América continua a demonstrar a sua indiscutível actualidade na ciência política.

«Um grande clássico sobre os EUA, numa digna tradução. [...] A impressão geral que nos deixa Da Democracia na América é que o país não mudou assim tanto. Em capítulos bem definidos, redigidos sem pretensão literária mas com nitidez e precisão, aborda-se muito da essência de um povo. Temperamento inquieto, ênfase no conforto material, importância da religião (fortalecida por estar separada do Estado), patriotismo generalizado, um certo conformismo, tendência para formar associações, desconfiança em relação às elites, valorização da técnica sobre a cultura, são algumas das características enunciadas por Tocqueville que ainda hoje verificamos.»
Luís M. Faria, Expresso

«Da Democracia na América dá corpo a um problema vasto de que constitui ainda hoje a mais poderosa formulação: o problema da democracia. [...] Só na democracia se pode encontrar a solução para o problema democrático. O principal e delicado empenho de Da Democracia na América é mostrar que os homens podem ser iguais e livres ao mesmo tempo; que é possível pensar a excelência humana na igualdade de condições.»
Francisco Luís Parreira, Público

Da Democracia na América

de Alexis de Tocqueville

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896410131
Editor: Relógio D'Água
Data de Lançamento: novembro de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 233 x 36 mm
Páginas: 700
Tipo de produto: Livro
Coleção: Antropos
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789896410131

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU