10% de desconto

Cravos e Ferraduras

de J. Rentes De Carvalho
Livro eBook
Editor: Quetzal Editores, maio de 2024 ‧
17,70€
15,93€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
Um retrato dos últimos anos da vida portuguesa através de personagens escolhidas a dedo. Nenhuma delas é conhecida. Nenhuma delas merece a nossa piedade.

Entre o conto e a crónica, trocando os nomes e avariando as grandes teorias sobre o funcionamento da pátria, estes textos de J. Rentes de Carvalho retratam o país com humor, cumplicidade, atrevimento, ou uma compreensão que não pede distância, mas proximidade. Os comportamentos destas personagens não são, na maior parte das vezes, dignos de elogio ou de serem escolhidos como exemplo, não receberão medalhas no Dia de Portugal. Mas são, arrancados à vida desconhecida da província, das vilas e aldeias da pequena pátria, um dos melhores retratos de todos nós, frívolos ou sentimentais, mentirosos ou com um fingido amor pela verdade.

Este livro, que recolhe textos de diário, pequenos contos ou crónicas ficcionadas, é uma espécie de resumo dos últimos anos da vida portuguesa, um retrato do país através de pequenos apontamentos sobre personagens e vidas comuns, populares, rurais, desconhecidas - e sobre um escritor que observa o seu país, rindo ou ficando macambúzio. Ou fingindo-se.

«É verdade que importa haver, no grupo extenso e variado de romancistas lusos, quem assuma o papel de retratista das figuraças dos palanques deste tempo.»
Sábado

«Vital, violento, implacável, lúcido e aquiliniano, virtuoso no vocabulário popular e numa escrita que alavanca a tradição oral.»
Visão

Cravos e Ferraduras

de J. Rentes De Carvalho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897229923
Editor: Quetzal Editores
Data de Lançamento: maio de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 237 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192
Tipo de produto: Livro
Coleção: Língua Comum
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Contos
EAN: 9789897229923
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Cravos e Ferraduras

Rui Pinto

Julgo já ter lido tudo o que J.R.C publicou. É um dos meus autores preferidos porque me identifico muito com o seu modo de ver o mundo, principalmente, quando o tema é o nosso país. Neste livro de contos e crónicas, Rentes de Carvalho deixa neste livro bem retratado o que tem sido o nosso pobre Portugal nestes últimos anos. Aconselho a leitura e a uma reflexão profunda sobre algumas das histórias.

Retratos do quotidiano de alguns

Luís B. Santos

A escrita de Rentes de Carvalho é de enorme qualidade. O modo de descrever pequenos episódios da vida quotidiana é, nos dias de hoje, induperável. Claro que uns textos e umas estórias são de qualidade desigual, mas o conjunto é de enorme riqueza.

SOBRE O AUTOR

J. Rentes De Carvalho

De ascendência transmontana, J. Rentes de Carvalho nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia, onde viveu até 1945. Obrigado a abandonar o país por motivos políticos, viveu no Rio de Janeiro, em São Paulo, Nova Iorque e Paris, trabalhando para jornais como O Estado de São Paulo, O Globo e o Expresso. Em 1956 passou a viver em Amesterdão, onde se licenciou (com uma tese sobre Raul Brandão) e foi docente de Literatura Portuguesa entre 1964 e 1988. Dedica-se desde então exclusivamente à escrita e a uma vasta colaboração em jornais portugueses, brasileiros, belgas e holandeses, além de várias revistas literárias. Escreveu romances, contos, diário, crónica, e guias de viagem ou ensaios. Vive entre Amesterdão e Estevais (Mogadouro), metade do ano em cada sítio.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU