Construção Social da Inovação Livro
de Margarida Piteira
Sobre
o LivroO que é, afinal, a inovação?
Quais os factores distintivos das organizações inovadoras?
Quais os processos sociais que impulsionam a inovação em
contexto de trabalho?
Que práticas de gestão de recursos humanos orientam a inovação em
empresas de base-tecnológica?
Este livro, para além de se apresentar como um Manual de Inovação,
ilustra também um pouco da História da Inovação em Portugal, via os
casos descritos. As organizações seleccionadas representam três
décadas da História da Inovação em Portugal:
- na Década de 80 nasceu uma empresa que foi a primeira a exportar
software totalmente made in Portugal, no domínio da inteligência
artificial/investigação operacional, - um marco histórico e incontornável,
quando se fala de inovação em Portugal;
- na Década de 90 surgiu uma outra empresa portuguesa, na área do
licenciamento tecnológico para produtos electrónicos de grande
consumo, estando classificada algumas vezes entre as 500 empresas
europeias que mais cresceram (nomeadamente entre os anos 2002 e
2003), e a sua venda a uma multinacional americana fez correr muita
tinta na imprensa, sendo apelidada de o maior negócio de sempre em
Portugal;
- nos Anos 2000, quando o nicho de mercado das tecnologias atingiu o
seu auge, contribuindo para que a balança tecnológica fosse, pela
primeira vez, positiva, dois casos marcaram o percurso do
desenvolvimento da inovação tecnológica: uma empresa na área
dos multimédia e da publicidade interactiva, com extrema
mediatização e impacto (inter)nacional, - tendo sido conotada
como uma das empresas mais inovadoras ao nível mundial; outra
(de natureza associativa), pelo sucesso da ligação de uma
universidade ao tecido empresarial, resultando num pioneiro
projecto - a Casa do Futuro.