Conceptualização, Avaliação e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem
A Sofisticada Arquitectura de um Equívoco
SINOPSE
CRÍTICAS
“Neste livro, redigido no estilo próprio do seu autor, professores e psicólogos – assumidos como profissionais mais directamente implicados – encontramos suficientes elementos quanto à etiologia e metodologias de avaliação e intervenção na área das Das.
Como alternativa à tendência tecnicista de buscar no biológico, no psicológico, no familiar e no social, as causas primeiras do problema, o autor privilegia, quer a caracterização do ensino quer a especificação das dificuldades concretas na aprendizagem (e.g. leitura, escrita e cálculo), como as fontes mais credíveis de orientação da intervenção.
Em consonância, preconiza-se uma intervenção precoce, directa e intensiva, assente na reorganização da instrução e não na consulta, e liberta de preocupações primárias de diagnóstico ou das (imperativas) referenciações para apoio”.
Leandro S. Almeida (Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho).
“O presente livro pretende ajudar o leitor a compreender o sentido da expressão Dificuldades de Aprendizagem, através da sua referenciação a quadros teóricos, características e aplicação, a avaliar indivíduos com esses problemas e a propor formas eficazes de os superar. Curiosamente, o autor, pelo subtítulo que escolheu, chama à referida expressão, que adquiriu uma arquitectura extremamente complexa e sofisticada, um equívoco.
Efectivamente sê-lo-á sempre que não houver preocupação e competência científica para a diferenciar e utilizar, tanto em terminologia, níveis de gravidade, causas subjacentes, como em aplicações funcionais. A intenção do autor foi certamente a de tentar desfazer o equívoco!”
José Rebelo (Professor Catedrático da FPCE da Universidade de Coimbra. Especialista em Dificuldades de Aprendizagem).
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789898333056 |
| Editor: | Psiquilibrios |
| Data de Lançamento: | outubro de 2010 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 168 x 248 x 10 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 199 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Coleção: | Psicologia da Educação |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
Ensino e Educação
>
Ensino Especial
|
| EAN: | 9789898333056 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Adorei
BF
Como amante da Psicologia da Educação e das Dificuldades de Aprendizagem, considero tratar-se de um livro de leitura fundamental.
Técnico e complexo!
Inês Paiva
Considerei esta obra bastante técnica e, por isso, direcionada para especialistas da área. Para estudantes universitários, como é o meu caso, sou da opinião de que a leitura deste livro é bastante complexa, apesar de considerar que este apresenta conteúdos essenciais para a prática profissional futura. Recomendo a sua leitura, principalmente para profissionais desta área.
Útil e interessante
P. Cancela
Excelente para profissionais da educação, psicólogos e todos os que se interessem pela área das dificuldades de aprendizagem, este livro procura romper com os paradigmas que estão enraizados a esta temática. Com uma perspetiva acutilante e crítica baseada na investigação, o autor procura desfazer toda a "sofisticada arquitectura de um equívoco" que ainda persiste.
Muito útil
APereira
Para quem estuda as dificuldades de aprendizagem, ou para quem quer saber mais sobre esta temática, este livro é sem dúvida de leitura obrigatória.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
10%Dificuldades de aprendizagem específicasPorto Editora7,75€ 10% CARTÃO
-
10%Dificuldades de aprendizagem específicasAreal Editores19,99€ 10% CARTÃOportes grátis