Conceptualização, Avaliação e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem
A Sofisticada Arquitectura de um Equívoco
de João A. Lopes
15,50€
i
10% de desconto em CARTÃO
Em stock
portes grátis
Sobre
o Livro
Sinopse
Neste livro, para além da exposição dos fundamentos históricos desta situação, é apresentada uma perspectiva alternativa das DA, bem como de processos de avaliação e intervenção que a melhor literatura nesta área tem evidenciado como eficazes. O que não significa que todos possam aprender ao mesmo ritmo nem permite vislumbrar numa fraca resposta a uma boa intervenção um qualquer tipo de desenvolvimento anómalo.
Críticas
“Neste livro, redigido no estilo próprio do seu autor, professores e psicólogos – assumidos como profissionais mais directamente implicados – encontramos suficientes elementos quanto à etiologia e metodologias de avaliação e intervenção na área das Das.
Como alternativa à tendência tecnicista de buscar no biológico, no psicológico, no familiar e no social, as causas primeiras do problema, o autor privilegia, quer a caracterização do ensino quer a especificação das dificuldades concretas na aprendizagem (e.g. leitura, escrita e cálculo), como as fontes mais credíveis de orientação da intervenção.
Em consonância, preconiza-se uma intervenção precoce, directa e intensiva, assente na reorganização da instrução e não na consulta, e liberta de preocupações primárias de diagnóstico ou das (imperativas) referenciações para apoio”.
Leandro S. Almeida (Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho).
“O presente livro pretende ajudar o leitor a compreender o sentido da expressão Dificuldades de Aprendizagem, através da sua referenciação a quadros teóricos, características e aplicação, a avaliar indivíduos com esses problemas e a propor formas eficazes de os superar. Curiosamente, o autor, pelo subtítulo que escolheu, chama à referida expressão, que adquiriu uma arquitectura extremamente complexa e sofisticada, um equívoco.
Efectivamente sê-lo-á sempre que não houver preocupação e competência científica para a diferenciar e utilizar, tanto em terminologia, níveis de gravidade, causas subjacentes, como em aplicações funcionais. A intenção do autor foi certamente a de tentar desfazer o equívoco!”
José Rebelo (Professor Catedrático da FPCE da Universidade de Coimbra. Especialista em Dificuldades de Aprendizagem).
Como alternativa à tendência tecnicista de buscar no biológico, no psicológico, no familiar e no social, as causas primeiras do problema, o autor privilegia, quer a caracterização do ensino quer a especificação das dificuldades concretas na aprendizagem (e.g. leitura, escrita e cálculo), como as fontes mais credíveis de orientação da intervenção.
Em consonância, preconiza-se uma intervenção precoce, directa e intensiva, assente na reorganização da instrução e não na consulta, e liberta de preocupações primárias de diagnóstico ou das (imperativas) referenciações para apoio”.
Leandro S. Almeida (Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho).
“O presente livro pretende ajudar o leitor a compreender o sentido da expressão Dificuldades de Aprendizagem, através da sua referenciação a quadros teóricos, características e aplicação, a avaliar indivíduos com esses problemas e a propor formas eficazes de os superar. Curiosamente, o autor, pelo subtítulo que escolheu, chama à referida expressão, que adquiriu uma arquitectura extremamente complexa e sofisticada, um equívoco.
Efectivamente sê-lo-á sempre que não houver preocupação e competência científica para a diferenciar e utilizar, tanto em terminologia, níveis de gravidade, causas subjacentes, como em aplicações funcionais. A intenção do autor foi certamente a de tentar desfazer o equívoco!”
José Rebelo (Professor Catedrático da FPCE da Universidade de Coimbra. Especialista em Dificuldades de Aprendizagem).
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Conceptualização, Avaliação e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem
ISBN
9789898333056
Editor:
Psiquilibrios
Idioma:
Português
Dimensões:
163 x 231 x 11 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
199
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
Psicologia da Educação
Classificação Temática:
Livros em Português
> Ensino e Educação
> Ensino Especial
Considerei esta obra bastante técnica e, por isso, direcionada para especialistas da área. Para estudantes universitários, como é o meu caso, sou da opinião de que a leitura deste livro é bastante complexa, apesar de considerar que este apresenta conteúdos essenciais para a prática profissional futura. Recomendo a sua leitura, principalmente para profissionais desta área.
Excelente para profissionais da educação, psicólogos e todos os que se interessem pela área das dificuldades de aprendizagem, este livro procura romper com os paradigmas que estão enraizados a esta temática. Com uma perspetiva acutilante e crítica baseada na investigação, o autor procura desfazer toda a "sofisticada arquitectura de um equívoco" que ainda persiste.
Para quem estuda as dificuldades de aprendizagem, ou para quem quer saber mais sobre esta temática, este livro é sem dúvida de leitura obrigatória.