Como Escrever um Guião para Curta-Metragem

de João de Mancelos
Editor: Edições Colibri, agosto de 2019 ‧
Como Escrever um Guião para Curta-Metragem, de João de Mancelos, constitui um manual essencialmente prático. Seguindo uma estratégia passo a passo, apresenta dicas úteis, dá numerosos exemplos de filmes premiados e sugere exercícios divertidos.

Aprenda a selecionar ideias, a construir personagens, a estruturar o enredo, a rever o texto e a promover o guião. Escrito num estilo acessível, destina-se tanto a alunos de cinema como a amadores que desejem aventurar-se no mundo do guionismo e das curtas-metragens.

Como Escrever um Guião para Curta-Metragem

de João de Mancelos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896898724
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: agosto de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 229 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 98
Tipo de produto: Livro
Coleção: Fotografia & Cinema
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789896898724

Escrever um guião para um curta metragem

Luís

Para quem quer ter o conhecimento de como se escreve um curto guião cinematográfico.

Interessante mas

Carla

Algumas pistas para começar, mas com um exemplo de um guião ficaria mais completo

Bem estruturado e fácil de seguir

Leandra Gomes

Um livro bem estruturado e fácil de seguir. A linguagem é simples, sem complicações técnicas. Ideal para quem dá os primeiros passos no guionismo.

Um método passo a passo

Paulina

Um livro que segue um método passo a passo, fácil de acompanhar. João de Mancelos explica as técnicas do guionismo com clareza. Os exercícios são, em geral, interessantes e podem ser feitos por guionistas com diferentes níveis de experiência, dos amadores aos que já estão mais à vontade com a escrita. No entanto, nem todas as curtas-metragens abordadas se podem encontrar na internet, o que é pena.

SOBRE O AUTOR

João de Mancelos

João de Mancelos, nome literário de Joaquim João Cunha Braamcamp de Mancelos, nasceu em Coimbra, em 1968. Publicou 31 livros nas áreas do ensaio, poesia e ficção. No ensaio, destaca-se Manual de escrita criativa (2012); na poesia, Luzes distantes, vozes perdidas (2019); no conto, A rapariga que adorava finais felizes (2021), parte do Plano Nacional de Leitura. Foi distinguido em diversos concursos literários. O conto "O que sentes quando a chuva cai?" foi adaptado a cinema, em 2020, e o filme obteve o segundo lugar no prémio Fundação Nacional das Artes (Brasil). Dois livros seus foram traduzidos para espanhol. João de Mancelos é professor universitário há mais de 30 anos.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU