Brincar a Pensar?
Manual de filosofia para crianças
de Maria João Lourenço e Dina Mendonça
Sobre
o Livro
Sinopse
O programa Filosofia para Crianças, em forma de livro, é constituído por um conjunto de histórias inventadas, mas construídas a pensar nas vivências das crianças, em ambientes escolares e familiares, e que remetem para a reflexão e discussão de temas filosóficos. Este programa visa desenvolver as capacidades de raciocínio e do pensamento em geral. Para além das histórias, há também um conjunto de jogos filosóficos que podem ser usados intercaladamente com as histórias. Este livro destina-se a ser usado por professores e educadores de alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Brincar a Pensar?
ISBN
9789727708611
Editor:
Plátano Editora
Idioma:
Português
Dimensões:
148 x 212 x 8 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
154
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> Ensino e Educação
> Pais e Educadores
O livro "Brincar a Pensar" foi para mim, uma grande ferramenta para me ajudar a ter novas ferramentas e estratégias de forma aplicar com as minhas crianças. Recomendo!
Um livro para os pais aprenderem novas formas de pensar e ajudar os filhos a questionar-se e a colocar em palavras as suas ideias. Enriquecedor!
Este livro foi uma excelente compra. Como estudante na área da educação recomendo bastante este livro, para a abordagem a conteúdos relacionados com a arte de pensar e refletir em grupo, através de estratégias que o facilitem. Já o li e considero que é uma ótima leitura.
Esta obra tem por base os ensinamentos de Mathew Lipman contribuindo para o desenvolvimento e compreensão da linguagem e das capacidades críticas e criativas das crianças. Desta forma se impulsiona o pensamento autónomo da criança. Este é o objectivo pedagógico da FpC e não, como alguns poderão pensar, o de informar as crianças quem são os filósofos, quais assuas ideias, ou que obras nos deixaram; isto ficará para mais tarde, num outro ciclo de estudos. Brincar a Pensar orienta o educador, como facilitador no papel principal para o desenvolvimento das sessões de FpC, sugerindo planos de trabalho e contendo inúmeras histórias que conduzem as crianças à reflexão e discussão de temas filosóficos. Como recém licenciado em Filosofia vou utilizar este livro como guia, pois vai ser fundamental para o meu trabalho de FpC. Escusado será dizer que esta é uma obra fundamental em Portugal, não só para quem pretenda dar formação nesta área, mas também para os próprios pais e educadores, que aqui encontrarão uma verdadeira bússola para o desenvolvimento intelectual das nossas crianças.
Como mãe e educadora recomendo este livro. Após uma formação no âmbito da Filosofia para Crianças, este livro surge no meu percurso or acaso e como um verdadeiro desafio que pretendo colocar em prática. Já o li e posso dizer que é muito interessante, levando-nos a reflectir sobre a educação e o espaço-escola.