10% de desconto

A Brincar Também Se Educa

de Inês Afonso Marques

editor: Marcador, julho de 2019
15 minutos por dia de tempo especial para saltar, sujar, desenhar, sorrir, conversar e sonhar...
O seu filho tem oportunidade para se deitar na relva do jardim e olhar para o céu? Gosta de ler e desenhar? Tem espaço, entre as tarefas do dia a dia, para trepar árvores e saltar nas poças de água? A sua família perde a noção do tempo entre cócegas, lutas de almofadas, colos e mimos?
Inês Afonso Marques não tem dúvidas: enquanto dá tempo e espaço para o seu filho brincar, está a educá-lo, a ajudá-lo a crescer, a fazer escolhas, a usar a criatividade, a desenvolver a capacidade de raciocínio, a explorar o mundo, a observar- se a si e aos outros, a descobrir as suas emoções, a estimular a curiosidade.

Neste livro prático, dirigido a pais e educadores, a autora, psicóloga que trabalha diariamente com crianças e famílias, desmistifica a ideia da falta de tempo dos pais, explicando que bastam apenas 15 minutos por dia para brincar com o seu filho. Um tempo especial de partilha, descoberta e crescimento. E dá-lhe ideias e sugestões de jogos e tarefas.
Brincar não tem idade, logo encontra aqui ideias para bebés, crianças e até para os que já têm um pé na adolescência. O importante é aproveitar este tempo especial com quem mais ama, ajudando o seu filho a crescer. Afinal de contas, a brincar também se educa!
Parentalidade_wookacontece_640.jpg

Afinal, as crianças trazem livro de instruções!

Não é que haja uma receita definitiva, porque cada criança é única, mas estes livros são uma enorme ajuda para os pais na gratificante, mas por vezes difícil, tarefa de ajudarem os seus filhos a crescerem bem, divertindo-se e rindo com eles no processo.
A BRINCAR TAMBÉM SE EDUCA
Nem que seja apenas durante 15 minutos por dia, brincar em grande e livremente, seja a saltar, desenhar, sorrir, ou até a conversar e sonhar, é fundamental para uma criança feliz e saudável. Momentos como deitar-se na relva a olhar o céu, uma brincadeira de cócegas, colo e mimos, são também uma forma de educar, ajudar a crescer, estimular a criativdade e a curiosidade, e a desenvolver as emoções e o raciocínio.
Neste livro prático, dirigido tanto a pais como a educadores, a psicóloga Inês Afonso Marques garante que mesmo que seja pouco, o tempo que passar com os seu filho pode ser mesmo especial. ADOLESCER É FÁCIL, SÓ QUE NÃO
Os adolescentes são como "estagiários" do mundo, postos à prova constantemente, com as suas dúvidas, angústias, persistência e coragem, o que nem sempre é fácil, como escreve neste livro a apresentadora e atriz Cararina Furtado. Partindo da sua experiência pessoal enquanto presidente da ONGD que fundou, Corações com Coroa, Catarina escreve sobre como é ser adolescente, aqui e noutras partes do mundo, para inspirar os jovens leitores a abraçarem esta nova fase das suas vidas, com muitas escolhas e o futuro pela frente. Um testemunho que ajuda os adolescentes a conhecerem-se, a deixarem uma marca incrivelmente inspiradora, empática e positiva na vida dos outros. HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO
Qualquer pai ou mãe de filhos em idade escolar já ouviu falar de hiperatividade, por vezes de forma desajustada, como se qualquer criança um pouco mais vivaz fosse hiperativa. Os dados indicam que 3 a 5% das crianças em idade escolar terão Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), e a mesma carece de diagnóstico de psicologia. Mesmo que faça tudo para que os seu filhos se “portem bem”, pode deparar-se com queixas de que são “mal-educados” ou mal-comportados devido a falta de limites. Pais e professores com crianças com PHDA a seu cargo precisam de fazer esforços acrescidos para gerir o dia a dia. Este livro, escrito por uma equipa disciplinar, informa e dá orientações práticas que pode utilizar em várias situações, com crianças e adolescentes, sugerindo até atividades muito práticas que podem realmente ajudar. SENTIDOS
Além da PHDA, infelizmente há muitas outras perturbações do desenvolvimento e comportamento que podem complicar a vida das crianças, que as sofrem, e dos pais, que ficam submergidos em dúvidas. Com décadas de experiência, o conceituado neuropediatra Nuno Lobo Antunes garante que o mundo não tem de desabar e, produziu, com pediatras, pedopsiquiatras, psicólogos, terapeutas da fala ou da sexualidade e técnicos de educação especial o mais completo livro português sobre as perturbações de desenvolvimento e comportamento, relacionados com a sexualidade, a adição à internet, os problemas do sono e os comportamentos de oposição e desafio. Do diagnóstico, ao tratamento e à farmacologia, encontrará aqui as respostas que procura. RESPOSTAS SIMPLES ÀS PERGUNTAS DIFÍCEIS DOS NOSSOS FILHOS
Quando o seu filho ou filha lhe faz uma pergunta difícil, o que faz? A psicóloga Bárbara Ramos Dias dita a primeira regra a ter em conta: nenhuma pergunta deve ficar sem resposta. Se a criança ou adolescente lhe fez essa pergunta, é porque tem dúvidas e a melhor pessoa para responder é você. «Respondo-te depois» ou «isso não é para a tua idade» não são respostas aceitáveis, até porque eles vão procurar a resposta a outro lado, com piores resultados… Já é difícil fazer com que nos contem o que se passa nas suas vidas, sobretudo na adolescência, por isso é preciso conseguir falar com eles de forma positiva e promover o diálogo sem entrar em discussões. E isso aplica-se também aos professores. Se pais e educadores aprenderem a ouvir as crianças, vão perceber melhor o que sentem e construir uma relação saudável. LABORATÓRIO DE EMOÇÕES
Uma verdadeira ferramenta para uma parentalidade consciente, Laboratório de Emoções ensina a lidar com as emoções, os pensamentos e os comportamentos de forma integrada e positiva. Dividido em duas partes, dirige-se, na primeira, a pais e educadores – com a história de cada uma das nossas vidas –, e na segunda, aos mais novos, com histórias ilustradas. Frases como «Queres que te dê motivo para chorares?» ou «Vá, já passou», fazem parte do nosso quotidiano, e devemos refletir sobre o seu impacto nas nossas vidas e nas das nossas crianças. Reprimir as emoções traz consequências para vida até porque, segundo a psicóloga Tânia Correia, as emoções são o antidoto para a ansiedade. A autora convida-nos a entrarmos no nosso mundo interno, reconstruindo-o, e assim nos conseguirmos apoiar a construção das crianças que nos rodeiam.

A Brincar Também Se Educa

de Inês Afonso Marques

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898975171
Editor: Marcador
Data de Lançamento: julho de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 233 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 232
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Pais e Educadores
EAN: 9789898975171
e e e e E

Muito bom

Ana Martins

Não conhecia a autora, mas o livro está otimo, de linguagem acessível, com exemplos práticos que ajudam no dia-a-dia de quem vive ou trabalha com crianças. Ajuda bastante para quem tem dúvidas em alguns aspetos do desenvolvimento infantil .

e e e e e

Livro pertinente para pais e educadores

E. R.

Um livro pertinente que nos mostra a importância de brincar nos dias que correm! É através do brincar que a criança explora o mundo nos primeiros anos de vida, e a autora várias atividades para realizar com as crianças. Leitura muito interessante para pais, educadores e qualquer pessoa que trabalhe ou contacte com crianças!

e e e e E

A brincar aprende-se melhor

FO

Um recurso ludico- pedagógico importante para Famílias e Educadores

e e e e e

Recomendação

Catarina

Muito bom. É de fácil leitira e dá exemplos práticos .

e e e e e

Excelente escolha

Ana S. P.

Uma ótima opção para quem deseja assegurar que o tempo que passa com os filhos seja de qualidade, com aprendizagem, com liberdade e deixar a imaginação voar.

e e e e e

Muito bom!

Tânia Silva

Um livro super interessante, com dicas que fazem mesmo a diferença na educação de uma criança! Recomendo a leitura!

e e e e e

O lúdico presente na aprendizagem

Cláudia

Um livro que nos faz refletir sobre o tempo de qualidade que podemos passar com o nosso filho/a, com imensas propostas que mostram que a aprendizagem também se faz com o brincar e que o lúdico deve ser a base do aprender, quando se fala de crianças.

e e e e E

A brincar também se educa

Isabel

Um livro com exercícios fantásticos e bastante práticos para serem realizados com as crianças.

e e e e E

Aprendemos todos

Francisca Prudêncio de Assunção

O livro é uma grande ajuda para todos educadores e pais conseguirmos levar às crianças um pouco da nossa infância longe das novas tecnologias que "roubaram" o brincar de antigamente... E assim também se educa

e e e e e

De excelente qualidade

MF

Para todo o professor e educador (obrigatório a sua compra)

e e e e e

A Brincar

Susana

Muito interessante.

Inês Afonso Marques

É psicóloga clínica e psicoterapeuta infantojuvenil, especializada em psicoterapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes e em neuropsicologia pediátrica. Com 14 anos de experiência maioritariamente em contexto de clínica privada, acompanha diariamente crianças, adolescentes, jovens adultos e pais. Atualmente é coordenadora da equipa infantojuvenil da Oficina de Psicologia. Para além do trabalho clínico que desenvolve, é supervisora clínica e formadora de pais, professores e educadores, bem como de psicólogos. É oradora em diversos encontros, palestras e congressos nas áreas da educação, da saúde e da psicologia e, também, convidada a colaborar frequentemente com os media sobre parentalidade e bem-estar psicológico da população infantojuvenil. Publicou em 2018 o livro Crescemos Juntos. 365+1 Inspirações para Uma Parentalidade Feliz e em 2014, em coautoria com Rita Castanheira Alves, o livro É Tão Bom Fazer Amigos.

(ver mais)
Descalços e Felizes

Descalços e Felizes

10%
Livros Horizonte
15,80€ 10% CARTÃO
Crianças Sim

Crianças Sim

10%
Lua de Papel
15,90€ 10% CARTÃO