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Brandwashed

de Martin Lindstrom

Livro eBook
editor: Gestão Plus, junho de 2012
«Porque é que pegamos sempre no segundo jornal de uma pilha de jornais, e não no primeiro? Porque é que, ao falarmos ao telemóvel, andamos em círculos? Sabia que "competitividade altruísta" é o que nos leva a comprar produtos orgânicos e ecológicos?

As formas estranhas que os consumidores têm de andar, falar e sacar da carteira é o tema de fundo de Brandwashed. Este livro fascinante, divertido e por vezes chocante revela os drivers que os publicitários e marketeers usam para nos levar a comprar. Martin Lindstrom adora descobrir os incentivos ocultos por detrás de diversos fenómenos humanos e sociais, bem como as diferenças entre como dizemos que agimos e como realmente agimos (aquilo que em Economia se chama "preferência declarada" e "preferência revelada").

O marketing e a publicidade são negócios de espertalhões. Sabem muito sobre nós. Tendo trabalhado como guru de marketing para empresas como a PepsiCo, a Disney, a McDonalds e a Microsoft, Martin Lindstrom está numa posição ideal para nos revelar as artimanhas e truques que as empresas e os marketeers usam para nos fazer gastar quantias loucas de dinheiro. Truques como a nostalgia, o medo, a competitividade e o recurso a ingredientes e elixires mágicos que prometem livrar-nos de todas as preocupações e ser - ou pelo menos parecer - eternamente jovem. E também usam o sexo, claro.

Prometo que vai adorar descobrir alguns segredos dos bastidores do marketing, tais como quem é o verdadeiro público-alvo das boys bands e como os homens realmente reagem aos anúncios de roupa interior masculina.

Brandwashed

de Martin Lindstrom

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898115669
Editor: Gestão Plus
Data de Lançamento: junho de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 235 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 312
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Gestão > Marketing
EAN: 9789898115669
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
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Estupendo

M. Rocha

As histórias das grandes marcas e como atingem o sucesso junto dos consumidores e permanecem no nosso imaginário por anos e anos. Pequenos pormenores que fazem com que sejamos manipulados sem saber. Um livro a ler para perceber que temos que pensar mais sobre o que consumimos e como consumimos.

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Genial

Mariana

Mais um livro de Lindstrom que nos faz pensar na forma como apreendemos o que nos comunicam, e como devemos comunicar. Ótimo para qualquer pessoa que goste de marketing e publicidade

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muito bom

JV

O tipico livro de Martin Linstrom. Fantastico e minucioso, aconselho bastante!

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Excelente

Paula F.

Um livro que se "devora", repleto de exemplos reais e de leitura obrigatoria para todos os apaixonados por vendas, marketing e psicologia.

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Impressionante

Jorge Neri

Incrível do início ao fim, apresentando uma forma muito interessante e inteligente sobre as marcas e a publicidade. Aconselho vivamente a quem tenha curiosidade sobre os truques que somos alvo todos os dias!

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Sabe que está a ser manipulado?

Flávio Gonçalves

Um dos génios do neuromarketing, Martin Lindstrom, dinamarquês radicado nos Estados Unidos, decidiu revelar alguns dos segredos da arte da manipulação das massas, eis “Brandwashed” (Gestão Plus, 2012, 312pp., 16,60€). Dado o trabalho do autor junto de marcas que todos nós reconheceremos do nosso dia-a-dia, subintitulado “os truques de marketing que as empresas usam para manipular as nossas mentes” este livro talvez lhe explique a razão de ser de parte da sua lista de compras. Admito ter devorado este livro mal o recebi do editor há alguns meses, admito também que o coloquei à prova: para determinar se as estratégias exemplificadas no seu conteúdo se limitariam aos Estados Unidos da América, sede e principal mercado das marcas mencionadas nesta interessantíssima exposição, efectuei algumas buscas na Internet, registei-me em vários portais e lojas virtuais – tanto nacionais como internacionais – limitando-me a “ver as montras” e, eis se não quando, os resultados surtiram o temido efeito. Temido porque acaba por expor que muita gente acede, directa ou indirectamente, aos nossos dados pessoais, o que lemos, que filmes e séries nos atraem, que música ouvimos, em que ano nascemos, etc., e depois utilizam essa informação para nos manipular de modo a que compremos mais, mais e mais coisas que, bem vistas as coisas, nenhuma falta nos fazem. Ao prestar uma maior atenção, como consumidor ou mero cliente mais atento, às páginas que visito, às pesquisas que efectuo acerca de produtos de que me falaram ou estou a pensar comprar coloquei-me no papel de cidadão comum/potencial comprador e, passadas algumas semanas, comecei a receber, graças ao software de programação utilizado pelos génios do neuromarketing, ofertas de descontos, promoções e venda directa dos produtos pelos quais, por mero teste, demonstrei interesse. E estas promoções surgiram na publicidade das redes sociais, na minha caixa de correio electrónico, na publicidade de dezenas e dezenas de portais e blogues portugueses. Ou seja: a máquina está bem oleada e funciona também em Portugal. Já prestou atenção à música que ouve no hipermercado, no restaurante ou na sua loja favorita? Caso não tenha prestado atenção, o seu cérebro, inconscientemente, fê-lo por si. Em “Brandwashed” Lindstrom explica-nos, passo a passo, como somos manipulados mal entramos numa grande superfície comercial, quando consultamos o nosso correio electrónico, quando andamos inocentemente pela Internet, assistimos televisão ou ouvimos a rádio. Numa escrita apelativa que nos chega por intermédio da exemplar tradução de Rita Figueiredo (mal se nota a aplicação do desastroso Novo Acordo Ortográfico, única forma de o conseguirmos digerir) o livro é um verdadeiro page turner, a informação chega-nos a um ritmo arrebatador e findo o livro ficamos com sede de mais e abismados com o modo como os nossos gostos e pequenos prazeres diários podem ser fruto de uma intervenção externa em vez da nossa espontaneidade. A obra lê-se como uma denúncia, ao ponto de cativar o apoio de Morgan Spurlock (realizador de “Super Size Me – 30 Dias de Fast Food”), autor do prefácio desta edição. Entre as várias revelações ficamos a saber que os músicos, as celebridades e os políticos também são considerados “marcas” e empregam muitos destes génios para se venderem às massas. Infelizmente as consequências políticas e os danos que a aplicação destes esquemas tem causado à democracia ocidental não são explorados neste livro. Um dos pontos mais altos do livro é quando o próprio autor tenta, sem sucesso, libertar-se ele próprio dessa manipulação abdicando de comprar produtos que não sejam de marca branca. O marketingo do século XXI, o neuromarketing, é uma ciência que inclui experiências em laboratório, análise comportamental (ao ponto de contratarem actores para obterem os efeitos desejados junto dos clientes) e muito de psicologia, quase tudo, aliás. A carteira de clientes de Lindstrom inclui marcas como a Pepsi, a Disney, a Microsoft e a MacDonald’s. Você está a ser manipulado, saiba como.

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Essencial!

António Vicente

Para quem inicia ou é curioso nos assuntos do marketing, este livro proporciona uma visão de tudo o que está por trás da construção e promoção de um produto ou serviço!

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Alucinante

Antonio Malveiro

O próprio livro é uma ode ao marketing e comunicação. Foi escrito para ser devorado com recurso a técnicas que estão descritas no próprio livro. Muito Muito Bom.

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A verdade a descobert

Helder Manuel Jesus Valente

Excelente livro sobre o conceito de markting direto.

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Marco Pinto "Incrível!"

Marco Paula Pinto

Este livro é mais direccionado para pessoas que estejam no ramo do marketing, no entanto o comum leitor irá apreciar de igual forma esta "Brandwashed". O grande mestre Martin Lindstorm demonstra-nos o quanto somos absorvidos e movidos pelas marcas e muitas vezes sem nos darmos conta disso. Observamos também diversas técnicas utilizadas para capturar o público alvo pretendido. Um excelente livro.

Martin Lindstrom

Martin Lindstrom é considerado um dos maiores gurus do branding e do marketing. É um marketeer, consultor, conferencista e investigador com várias décadas de experiência. Fundou e dirige a Lindstrom Company, uma empresa global de branding que opera em mais de 30 países. Entre os seus clientes encontram-se empresas como a Disney, a Mars, a Pepsi, a American Express, a Mercedes-Benz, a Reuters, a McDonald's, a Nestlé, a Google e a Microsoft. É conhecido por estar sempre na vanguarda da investigação; foi um dos primeiros autores a desafiar os velhos conceitos de um marketing baseado em estratégias de apelo visual, e um dos investigadores pioneiros do neuromarketing. Foi considerado uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e um dos 50 principais pensadores da área da Gestão pela Thinkers50. É autor de vários best-sellers publicados em mais de 60 países, e colabora regularmente com vários media de destaque mundial como a USA Today, Fast Magazine, Contagious, The Times, Fortune, BBC 1, BBC World, BBC Radio, The Daily Telegraph, The Observer, The Washington Post, The Australian e The Independent.

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