Avieiros
de Alves Redol
Sobre
o Livro
Sinopse
Avieiros é um romance lírico, de um lirismo doloroso e concreto. Documento e sonho vazados na matriz irregular de uma consciência, há nele um gosto fundo, autêntico e viril, de semear na companhia do povo um país para homens livres. Mas um lirismo rigoroso, digamos, sem romantismos fáceis, um pouco como os versos líricos que também moram nas tábuas de logaritmos ou nos foguetões interplanetários.
Se confessar que este romance me aterrorizou, depois de me deslumbrar, digo a verdade inteira.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Avieiros
ISBN
9789722124102
Editor:
Editorial Caminho
Idioma:
Português
Dimensões:
134 x 208 x 18 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
360
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
Romance Adulto
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Romance
A dura luta pela sobrevivência, pela subsistência destas pessoas a quem a sorte foi madrasta. Muito trabalho, muito sacrifício, tudo muito mal pago. Situações de vida miserável, sem acesso a nada, nem para as gerações actuais, nem para as seguintes. Estou a ler este livro pela terceira vez no espaço de um ano, primeiramente de forma isolada, agora em 2 grupos. Estes grupo eram para ir a Escaroupim no passado dia 24/5, mas a ida foi adiada para o próximo dia 12/6. Há pessoas que podem duvidar da existência miserável destas vidas, mas - por incrível que pareça - existiram mesmo. Nota: no Verão passado estive em Escaroupim, onde ainda existe uma filha de Avieiros. Tem mais de 80 anos.
Trata-se de retrato social de uma dura realidade, que - por triste herança - passa de geração em geração, todas as dificuldades vividas pelas famílias que, vindas da Vieira, migram para as águas do Tejo, para ali buscarem na actividade piscatória, os meios para a sua precária sua precária sobrevivência/subsistência.