10% de desconto

Avaliação em Educação Pré-Escolar

Sistema de Acompanhamento das Crianças

Livro 4

de Gabriela Portugal e Ferre Laevers

editor: Porto Editora, maio de 2018
Inclui ficheiros editáveis para download gratuito (ver final da sinopse).

Avaliação em Educação Pré-Escolar - Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) - é o resultado de um projeto (2006-2009) que procurou desenvolver uma cultura de avaliação em educação de infância, inspirando-se em "A process-oriented child monitoring system for young children", instrumento desenvolvido pela equipa do Centro de Educação Experiencial de Lovaina.

Atendendo à homologação de novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 2016), tornou-se clara a importância de atualização do sistema de acompanhamento das crianças (SAC) proposto em 2010. Por outro lado, a experiência dos últimos anos levou-nos a perceber a necessidade de uma maior simplificação do SAC.

Assim, este novo SAC, continuando fiel a uma abordagem experiencial da educação, organiza-se em função do proposto nas novas OCEPE (2016), procurando ir ao encontro das necessidades de muitos profissionais de educação de infância. Pretende ajudar os educadores na gestão da tarefa complexa que é a da avaliação e gestão do desenvolvimento curricular, numa progressão coerente, respondendo bem a todas as crianças e permitindo a construção de uma cultura e linguagem comuns entre os profissionais de educação de infância.

Aceda aqui às fichas editáveis do SAC que constituem os anexos da obra.
1. Identificação
2. Caracterização do contexto em que se situa o jardim de infância (fase 1)
3. Observação e caracterização do grupo (fase 1)
4. Análise e reflexão em torno do grupo e contexto (fase 2)
5. Análise e reflexão individualizadas (fase 2)
6. Definição de objetivos e iniciativas dirigidas ao contexto (fase 3)
7. Definição de objetivos e iniciativas individualizadas (Fase 3)
8. Avaliação individual final

Avaliação em Educação Pré-Escolar

Sistema de Acompanhamento das Crianças

de Gabriela Portugal e Ferre Laevers

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-00052-1
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: maio de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 172 x 249 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176
Tipo de produto: Livro
Coleção: Nova Cidine
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Políticas Educacionais e Administração Escolar
EAN: 978972034574520
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Essencial para a educação de infância

Ana Teixeira

Este é um livro importante para a biblioteca de uma educadora de infância. Um instrumento completo no que se refere à avaliação.

e e e e e

Avaliação em Educação Pré-Escolar Sistema de Acompanhamento das Crianças

RCDL

Já li e reli o livro, é de uma leitura fácil, com uma escrita simples e de fácil compreensão. É um livro bem conseguido a todos os níveis e uma ferramenta chave para quem trabalha na área da Educação Pré-Escolar e/ou para quem trabalha/lida com crianças desta faixa-etária. Recomendo!

e e e e e

Avaliação em EPE

Liliana Pinho

Excelente livro para todos os educadores de infância, pois apresenta o sistema de acompanhamento das crianças de acordo com as novas OCEPE. É de fácil leitura e apresenta exemplos de como preencher as fichas SAC de acordo com o novo modelo. Recomendo.

e e e e E

Sistema de Acompanhamento de Crianças

Telma M.

A recepção do livro foi super rápida. Quanto a este, penso que é relevante na biblioteca de um Educador, muito bem estruturado e de leitura muito acessível, dando novas perspetivas da avaliação.

e e e e e

Avaliação em Educação Pré-Escolar

Ana Vieira

É um livro essencial não só para os educadores-de-infância mas também para todos que lidam com as crianças, como seja os auxiliares de educação, psicólogos e outros profissionais. Não só esclarece como exemplifica as melhores formas de acompanhar as crianças mediante as suas dificuldades. Recomendo vivamente.

e e e e e

Saber como avaliar segundo critérios iguais para todos

Patrícia

Este livro é um importante apoio para o Educador de Infância, pois poderá avaliar todas as crianças segundo os mesmos critérios de avaliação. Foi-me aconselhado, já o utilizei... E recomendo...

e e e E E

Avaliar em Educação Pré-Escolar

Daniela Silva

Sem dúvida um livro de referência para educadores de infância. Um instrumento muito útil e completo no que se refere à avaliação.

e e e e E

Sistema de Acompanhamento de Crianças

Raquel Marques

Fantástico apoio para qualquer educador de infância. Para além de apresentar um instrumento de avaliação inovador, ensina a usá-lo e a tirar partido de todas as suas vantagens. Sem dúvida alguma, recomendo-o.

e e e e E

Saber avaliar em educação pré-escolar

Carolina Dias

Instrumento muito útil para educadores de infância, recomendo.

e e e E E

avaliação em educação pré-escolar

Tânia Ribeiro Martins

Considero este livro fulcral para uma educadora de infância, principalmente em início de carreira pois, constatei ser uma grande ajuda e um ponto de referência muito benéfico para o nosso desenvolvimento profissional....