Avaliação em Educação Pré-Escolar
Sistema de Acompanhamento das Crianças
SINOPSE
Avaliação em Educação Pré-Escolar – Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) é o resultado de um projeto (2006-2009) que procurou desenvolver uma cultura de avaliação em educação de infância, inspirando-se em "A process-oriented child monitoring system for young children", instrumento desenvolvido pela equipa do Centro de Educação Experiencial de Lovaina.
Atendendo à homologação de novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 2016), tornou-se clara a importância de atualização do sistema de acompanhamento das crianças (SAC) proposto em 2010. Por outro lado, a experiência dos últimos anos levou-nos a perceber a necessidade de uma maior simplificação do SAC.
Assim, este novo SAC, continuando fiel a uma abordagem experiencial da educação, organiza-se em função do proposto nas novas OCEPE (2016), procurando ir ao encontro das necessidades de muitos profissionais de educação de infância. Pretende ajudar os educadores na gestão da tarefa complexa que é a da avaliação e gestão do desenvolvimento curricular, numa progressão coerente, respondendo bem a todas as crianças e permitindo a construção de uma cultura e linguagem comuns entre os profissionais de educação de infância.
Aceda aqui às fichas editáveis do SAC que constituem os anexos da obra.
1. Identificação
2. Caracterização do contexto em que se situa o jardim de infância (fase 1)
3. Observação e caracterização do grupo (fase 1)
4. Análise e reflexão em torno do grupo e contexto (fase 2)
5. Análise e reflexão individualizadas (fase 2)
6. Definição de objetivos e iniciativas dirigidas ao contexto (fase 3)
7. Definição de objetivos e iniciativas individualizadas (Fase 3)
8. Avaliação individual final
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 978-972-0-00052-1 |
Editor: | Porto Editora |
Data de Lançamento: | maio de 2018 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 172 x 249 x 10 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 176 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Nova Cidine |
Classificação temática: | Livros em Português > Ensino e Educação > Políticas Educacionais e Administração Escolar |
EAN: | 978972034574521 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
OPINIÃO DOS LEITORES
Essencial para a educação de infância
Ana Teixeira
Este é um livro importante para a biblioteca de uma educadora de infância. Um instrumento completo no que se refere à avaliação.
Avaliação em Educação Pré-Escolar Sistema de Acompanhamento das Crianças
RCDL
Já li e reli o livro, é de uma leitura fácil, com uma escrita simples e de fácil compreensão. É um livro bem conseguido a todos os níveis e uma ferramenta chave para quem trabalha na área da Educação Pré-Escolar e/ou para quem trabalha/lida com crianças desta faixa-etária. Recomendo!
Avaliação em EPE
Liliana Pinho
Excelente livro para todos os educadores de infância, pois apresenta o sistema de acompanhamento das crianças de acordo com as novas OCEPE. É de fácil leitura e apresenta exemplos de como preencher as fichas SAC de acordo com o novo modelo. Recomendo.
Sistema de Acompanhamento de Crianças
Telma M.
A recepção do livro foi super rápida. Quanto a este, penso que é relevante na biblioteca de um Educador, muito bem estruturado e de leitura muito acessível, dando novas perspetivas da avaliação.
Avaliação em Educação Pré-Escolar
Ana Vieira
É um livro essencial não só para os educadores-de-infância mas também para todos que lidam com as crianças, como seja os auxiliares de educação, psicólogos e outros profissionais. Não só esclarece como exemplifica as melhores formas de acompanhar as crianças mediante as suas dificuldades. Recomendo vivamente.
Saber como avaliar segundo critérios iguais para todos
Patrícia
Este livro é um importante apoio para o Educador de Infância, pois poderá avaliar todas as crianças segundo os mesmos critérios de avaliação. Foi-me aconselhado, já o utilizei... E recomendo...
Avaliar em Educação Pré-Escolar
Daniela Silva
Sem dúvida um livro de referência para educadores de infância. Um instrumento muito útil e completo no que se refere à avaliação.
Sistema de Acompanhamento de Crianças
Raquel Marques
Fantástico apoio para qualquer educador de infância. Para além de apresentar um instrumento de avaliação inovador, ensina a usá-lo e a tirar partido de todas as suas vantagens. Sem dúvida alguma, recomendo-o.
Saber avaliar em educação pré-escolar
Carolina Dias
Instrumento muito útil para educadores de infância, recomendo.
avaliação em educação pré-escolar
Tânia Ribeiro Martins
Considero este livro fulcral para uma educadora de infância, principalmente em início de carreira pois, constatei ser uma grande ajuda e um ponto de referência muito benéfico para o nosso desenvolvimento profissional....
LIVROS DA MESMA COLEÇÃO
-
Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem10%Porto Editora18,85€ 10% CARTÃO
-
Supervisão e Colaboração10%Porto Editora15,50€ 10% CARTÃO
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
Transição entre ciclos educativos10%Porto Editora19,99€ 10% CARTÃO
-
Supervisão e Colaboração10%Porto Editora15,50€ 10% CARTÃO