As Vantagens do Pessimismo
de Roger Scruton
Sobre o livro
Sobre
o LivroNa argumentação deste livro - provocadora e apaixonada - Roger Scruton defende a ideia de que o maior perigo e a maior ameaça adveio sempre dos que defenderam o idealismo ou o optimismo, fossem eles de esquerda ou de direita. E que chegou o momento de substituir a exuberância irracional pelo pessimismo humano.
Scruton demostra que as tragédias e os desastres da História europeia foram consequência do falso optimismo e das falácias que daí derivavam. Enquanto rejeita essas falácias, Scruton constrói uma defesa robusta tanto da sociedade civil como da liberdade, e mostra que o verdadeiro legado civilizacional não é o falso idealismo, que quase nos destruiu - com o fascismo, o nazismo e o comunismo. Temos, pelo contrário, de proteger a cultura do perdão e da ironia dos que se sentem ameaçados por estes valores.
As Vantagens do Pessimismo é um convincente argumento em favor da razão e da responsabilidade, escrito numa época de profunda mudança.
Politics & Ideas
Scruton é um autor que não pretende agradar ninguém, talvez por isso mesmo a sua escrita é simples e esclarecedora, sem exageros ou palavras mais ou menos densas e impenetráveis. Uma leitura reveladora de um mundo que se destrói a si próprio, uma critica eficaz a esses agentes de destruição e uma chamada de atenção e reflexão para todos.
A crescente a-religiosidade do mundo contemporâneo foi colocando as pessoas à mercê de idealismos utópicos e irracionais. O livro é um banho fresco sobre o viés dos modernismos conceptuais que querem construir futuros impossíveis sobre as ruínas do presente concreto e das lições do passado.
Escrita acessivel, excelente encadeamento/ sistematização de pensamento e análise soberba - tem a vantagem de transmitir conceitos que tanto se aplicam ás Ideologias e governo dos demais como à vida quotidianoa do "simples" Cidadão. Da próxima vez que ouvir um Idealista perceberá a imaturidade e falta de nexo com a vida e História Humana - assim foram arrastadas multidões para "filosofias" extremistas exterminadoras, vulgo Comunismo e Nacional-Socialismo, entre outras - perceberá como somos manipulados de forma a nos tornarmos os carrascos que criticamos... No minimo esclarecedor e aterrador, vindo de um Pensador conservador (e por isso "anti" neo liberal ou neo con). Para os da mesma "ala politica" oferece um argumentário eficaz, para os criticos ficará a perceber exactamente o lugar do pensamemnto Conservador na e perante a actualidade.