As Trevas e Outros Contos Livro
de Leonid Andréev; Ilustração: Carolina Celas
Sobre
o LivroAs Trevas e Outros Contos é uma viagem pelo universo de Leonid Andréev, onde, em cada recanto, espreitam os temas de eleição do autor e as suas obsessões.
Neste punhado de textos intensos, alternam o quotidiano num hospício, onde se esbate a fronteira entre a sanidade e a loucura (Os Fantasmas, 1904), a crónica da morte anunciada do mandante de um massacre (O Governador, 1905), a releitura da traição de Judas Iscariotes (1907) e um retrato cru da sexualidade numa sociedade hipócrita (No Nevoeiro, 1902), que lhe valeu numerosas acusações de imoralidade - e elogios de Tchékhov.
As Trevas (1907), conto que abre a colectânea e tido por um dos favoritos do autor, aproxima-nos do dilema de um bombista ingénuo e idealista, que, ao refugiar-se num prostíbulo antes do derradeiro atentado, se divide entre o fanatismo e um amor abnegado.
Um conjunto de contos de leitura obrigatória. Leonid Andréev segura o leitor com tensão e um ritmo de escrita impressionante.
Como todos os grandes autores russos, Leonid Andréev escreve sobre a complexidade da alma humana. Tendo em conta a época em que foi escrito este livro é profundamente contemporâneo.
Brutal ... !!!!