Armando Leça e a Música Portuguesa (1910-1940)

de Maria do Rosário Pestana

editor: Tinta da China, novembro de 2012
A história de um grande músico português.
Armando Leça foi uma figura versátil e multifacetada. Compositor, intérprete, regente, folclorista, crítico, musicólogo, ensaísta, novelista e poeta, ilustra de modo exemplar a vida musical portuguesa nos anos a seguir à implantação da República. O seu percurso é revelador das oportunidades e dos novos desafios colocados aos músicos profissionais por uma sociedade em franca mobilidade, após a dissolução da ordem monárquica. Armando Leca foi uma figura no meio da actividade musical, dialogando com diferentes esferas do fazer musica em Portugal. Vemo-lo como pianista a tocar durante as projecções de cinema, como compositor nacionalista e ideologicamente comprometido e como colector de musicas e vozes dos lugares recônditos e por mapear. A sua acção pautou-se por um comprometimento com a questão nacional na música. Vemo-lo, de facto, a participar no processo de construção e disseminação da «canção portuguesa», um género poético-musical que, na sua óptica, reflectia o carácter e a alma dos portugueses. Atento às demandas do seu tempo, foi pioneiro ao explorar os novos meios de comunicação de massas, a rádio, o cinema e mais tarde a indústria discográfica.

Armando Leça e a Música Portuguesa (1910-1940)

de Maria do Rosário Pestana

ISBN: 9789896711061
Editor: Tinta da China
Ano: 2012
Idioma: Português
Dimensões: 209 x 270 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 304
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Música Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789896711061
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Génio esquecido

João van Zeller

Conhecido por muitos apenas como o "Pai do Óscar Lopes", este personagem genial que foi Armando Leça reuniu predicados no universo da música portuguesa que o escalam a um patamar bem superior a esse. Maria do Rosário Pestana conseguiu fazê-lo, realizando um trabalho de investigação excepcional qualidade em volta de Armando Leça, detalhado, leve, e exemplarmente documentado. Publicado em 2012, nunca encontrei a obra nas livrarias e só casualmente, e graças à WOOK, foi possível obtê-lo. Este livro e o seu personagem merecia divulgação que infelizmente não teve. Está a tempo de ser ressuscitado nos meios musicais, de fundações ligadas à música como a Gulbenkian, nos media escritos, televisivos e radiodifundidos, nas Universidades, Conservatórios, e no Ensino Secundário nas disciplinas de música.

Maria do Rosário Pestana

Doutorada em Etnomusicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa é Professora Auxiliar e integra o Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança. Desenvolve investigação de arquivo e de campo que resultou em publicações sobre: folclore e folclorização, música e migração, comunidades musicais, associativismo musical e indústrias culturais. Publicações recentes incluem a coordenação editorial dos livros Cantar em coro em Portugal (1880-2014): protagonistas, contextos e percursos (2015) e Cantar no Alentejo: a terra, o passado e o presente (2017, com Luísa Tiago de Oliveira). Coordena atualmente os projetos "A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)" e "Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI", financiados pela FCT e o Balcão2020.

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