Pelo caminho, o público original expandiu-se para incluir o leitor que deseja voltar à matemática da sua infância, vendo-a de um ângulo diferente. A este grupo de leitores, o livro faculta uma segunda oportunidade. Aqueles que aprenderam a multiplicar fracções ou a efectuar dividir com papel e lápis, mas nunca entenderam por que isso é feito assim, são convidados a ver o assunto de uma perspectiva nova e mais madura.
Mas este livro destina-se também, e talvez sobretudo, a um terceiro grupo, não menos importante: o dos professores e educadores. A estes, o livro envia uma mensagem clara: o ensino da matemática depende mais de uma compreensão profunda dos princípios matemáticos do que de estratégias pedagógicas. Requer familiarização com o modo como cada etapa matemática dá seguimento a outra. A matemática deve ser ensinada através da experiência directa e concreta com os conceitos matemáticos. Os contextos e as aplicações ditas reais não se lhes devem sobrepor.
Face ao panorama geral do ensino da matemática, este livro é um instrumento indispensável para os que se preocupam com o rigor e a seriedade dos conteúdos e que se desejam livrar do lastro retórico e oco que se foi acumulando ao sabor das teorias construtivistas dogmáticas. Sem rodeios nem frases ininteligíveis, esta obra permite vencer medos e recuperar o verdadeiro prazer da matemática.
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789896162825 |
Editor: | Gradiva |
Data de Lançamento: | outubro de 2012 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 152 x 229 x 13 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 260 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Temas de Matemática |
Classificação temática: | Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Matemática Livros em Português > Ensino e Educação > Pais e Educadores |
EAN: | 9789896162825 |