Aptidões Psicomotoras e de Aprendizagem

de Vítor da Fonseca e Joana Oliveira

editor: Âncora Editora, dezembro de 2009
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
O estudo comparativo e correlativo da primeira adaptação, à língua portuguesa, da Escala de Aptidões Psicomotoras e de Aprendizagem (McCarthy Scales of Children' s Abilities), envolveu uma pequena amostra de 32 crianças de ambos os sexos e oriundos de classes sociais médias. Com idades compreendidas entre os 4 e os 8 anos, as crianças da amostra estavam integradas escolarmente desde a pré-escola ao 2.º ano do 1.º ciclo, e foram seleccionadas paritariamente em dois grupos: um com rendimento normal de aprendizagem (Grupo N), e outro, caracterizado com dificuldades de aprendizagem (Grupo DA) de acordo com a Escala de Identificação do Potencial de Aprendizagem que segue as definições mais prestigiadas por instituições, comités e academias científicas internacionais. O objectivo de estudo centrou-se na identificação e comparação de Aptidões Psicomotoras (construção de cubos, quebra-cabeças, sequências rítmicas, orientação direita-esquerda, cópia de desenhos, desenho do corpo e formação de conceitos), Motoras (coordenação de membros inferiores, coordenação de membros superiores e imitação) e de Aprendizagem (verbais, numéricas e de memória - consideradas como índice geral cognitivo). Os resultados obtidos sugerem diferenças significativas entre os dois grupos estudados, ilustrando uma elevada correlação entre as aptidões psicomotoras e as de aprendizagem ilustrando a sua estreita conexão neuroevolutiva, e uma baixa correlação de ambas com as aptidões motoras, suportando uma clara distinção entre psicomotricidade e motricidade, como atestam as correntes mais respeitadas do desenvolvimento psicomotor e o seu impacto na aprendizagem escolar. A análise estatística, revela que as crianças do Grupo N são superiores em todas as variáveis em comparação com as do Grupo DA, sugerindo neste grupo a persistência de défices neuropsicológicos básicos e a identificação de perfis de DA precoces que podem interferir com o sucesso escolar prospectivo.

Aptidões Psicomotoras e de Aprendizagem

de Vítor da Fonseca e Joana Oliveira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727802364
Editor: Âncora Editora
Data de Lançamento: dezembro de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 228 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 80
Tipo de produto: Livro
Coleção: Obras de Vítor da Fonseca
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia Livros em Português > Ensino e Educação > Psicologia da Educação
EAN: 9789727802364
e e e e E

Aptidões Psicomotoras e de Aprendizagem

IS

A escala de McCarthy, adaptada neste livro para a população portuguesa, é um instrumento que permite avaliar condutas cognitivas, motoras e linguísticas em crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo. Um instrumento muito útil!

e e e e e

Recomendo

Joana Carvalho

A Escala de McCarthy, nesta obra traduzida, constitui o meu mais recente instrumento de avaliação psicomotora.

Psicomotricidade e Neuropsicologia

Psicomotricidade e Neuropsicologia

10%
Âncora Editora
16,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Cadernos Psicoeducacionais 4

Cadernos Psicoeducacionais 4

10%
Âncora Editora
10,00€ 10% CARTÃO