Aprendizagem Inicial

Da leitura e da escrita e níveis de stress escolar infantil

de Maria Lopes

editor: Psicosoma
VENDA O SEU LIVRO i
Os conhecimentos e capacidades metalinguísticas adquiridas antes da escolarização condicionam todas as aprendizagens do currículo e desenvolvem na criança a percepção do sucesso ou de dificuldades de aprendizagem. As dificuldades sentidas pela criança na aprendizagem da leitura e da escrita levam a um progressivo desinvestimento nas aprendizagens, associado a sentimentos de incapacidade, a uma auto-estima muito baixa, a perturbações de comportamento, ansiedade e alterações emocionais. Tudo isto corresponde a um quadro sintomatológico de stress escolar infantil.
Como minimizar o stress stress escolar infantil?

A autora apresenta um plano de intervenção, levado à prática no Pré-escolar, com base nos resultados de uma pesquisa empírica no âmbito da sua dissertação de mestrado.É elaborado um conjunto de experiências chave e sugestões de actividades a partir das produções poéticas das crianças que as despertam para aprendizagens significativas da leitura e da escrita, aguçando-lhes a curiosidade pelo aprender a aprender que se concretiza no aprender a fazer. O papel do educador é de mediador nesta aventura grandiosa, provocando-lhes conflitos cognitivos, na construção de competências metalinguísticas, capacitando-as a enfrentem os desafios da aprendizagem formal da leitura e da escrita, apresentando baixos níveis de stress escolar, aquando da entrada no 1º ano do Ensino Básico.

Aprendizagem Inicial

Da leitura e da escrita e níveis de stress escolar infantil

de Maria Lopes

ISBN: 9789728994150
Editor: Psicosoma
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 223 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de produto: Livro
Coleção: Educação
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Psicologia da Educação
EAN: 9789728994150