20% de desconto

Aprendizagem Auto-Regulada pelo Estudante

Perspectivas psicológicas e educacionais

Livro 17

de Adelina Lopes da Silva, Isabel Sá, António Manuel Duarte, Ana M. Veiga Simão e Isabel Antunes de Sá

editor: Porto Editora, junho de 2006
Este livro tem por tema central a aprendizagem regulada pelo próprio estudante, que envolve a interacção dos seus conhecimentos, competências e motivações com as exigências postas pelo meio e que conduz à organização, ao planeamento, ao controlo e à avaliação dos processos adoptados e dos resultados atingidos na realização das tarefas escolares.

A investigação tem demonstrado que os estudantes que fazem apelo aos processos de auto-regulação são mais activos durante a aprendizagem, exercem um maior controlo sobre os processos cognitivos e motivacionais, conducentes à aquisição, organização e transformação da informação e conseguem mais facilmente conferir um significado pessoal aos conteúdos e ao acto de aprender.

Esta obra tem como objectivos principais:

(a) apresentar alguns dos modelos teóricos e resultados da investigação sobre a auto-regulação na aprendizagem;
(b) contribuir para o estreitamento entre as diversas abordagens que este tema tem suscitado;
(c) mostrar as implicações psicológicas e educacionais que os estudos neste domínio comportam para a concepção de uma aprendizagem mais construtiva e participativa e para uma prática educativa mais eficaz e esclarecida;
(d) motivar alguns dos leitores para a realização de futuras investigações, que ajudem a clarificar, teórica e empiricamente, muitas das questões que ainda continuam sem resposta cabal.

Este livro destina-se a psicólogos, professores, educadores e estudantes, e a todos os que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre a aprendizagem em contexto educativo.


Colecção Ciências da Educação - Século XXI

Nunca como hoje a investigação e a reflexão foram tão necessárias à Educação. Nunca como hoje a acção educativa necessitou tanto de uma fundamentação rigorosa e multirreferenciada.

Esta é a perspectiva em que se situa esta colecção, enquanto espaço de debate e divulgação de problemáticas actuais.

Aprendizagem Auto-Regulada pelo Estudante

Perspectivas psicológicas e educacionais

de Adelina Lopes da Silva, Isabel Sá, António Manuel Duarte, Ana M. Veiga Simão e Isabel Antunes de Sá

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-34167-9
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: junho de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 165 x 244 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128
Tipo de produto: Livro
Coleção: Ciências da Educação - Século XXI
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Psicologia da Educação
EAN: 978972034167910
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Aprender Melhor

Aprender Melhor

20%
Escolar Editora
18,80€ 23,50€
portes grátis
Diários de Aula

Diários de Aula

20%
Porto Editora
13,32€ 16,65€
portes grátis