Aprender a Viver
de Krisnamurti
Sobre
o LivroApesar do espantoso avanço tecnológico, por que continua o homem, interiormente, um bárbaro?
Estaremos nós a seguir uma estreita rotina, aprisionados no nosso condicionamento, no nosso modo mecânico de pensar?
Quebrando todas as fronteiras de conformismo e preconceito que separam os homens, J. Krishnamurti, o filósofo educador reconhecido como referência essencial no mundo de hoje, vai até à raiz dos problemas humanos.
Numa pesquisa profunda, compartilhada, nesta obra, por jovens e adultos que com ele dialogam nas escolas experimentais, Krishnamurti aborda, como sempre, questões básicas da vida.
O relacionamento, a natureza do eu, o pensamento egocêntrico, sexo e afeição, educação e descondicionamento, liberdade, meditação - são algumas dessas questões que, a partir de situações quotidianas, são investigadas com refrescante simplicidade.
A presente obra tem, na parte final, textos de grande beleza, num abraço essencial entre o mundo dos homens, a natureza e a meditação, nascido de uma visão perfeita das duas faces do real- a exterior e a mais íntima.
Acordar em nós este mágico acto de ver (-nos) para além das máscaras poderá ser uma experiência libertadora resultante da leitura tenta de Krishnamurti.
De Krishnamurti muito se poderia dizer. Um dos maiores pensadores do século passado. Um homem que nunca quis ser o mestre da humanidade e que soube indicar na sequência de muitos outros sábios o caminho do autoconhecimento. Como muitas vezes afirmou: Cada um de nós é por si mesmo, o aluno e o professor, o guru e o "iniciado". Para o conhecimento do seu pensamento é essencial que se leiam algumas das múltiplas palestras que proferiu ao longo da sua vida - pode também pesquisar no youtube; existem pelo menos dois canais em português (do Brasil).