10% de desconto

Análise Multivariada de Dados Qualitativos

Utilização da Análise de Correspondências Múltiplas com o SPSS (2ª Edição Revista e Atualizada)

de Helena Carvalho

editor: Edições Sílabo, janeiro de 2017
Esta obra desenvolve e explora as potencialidades de utilização de um método de Análise de Dados - Análise de Correspondências Múltiplas (ACM), também conhecido por Análise de Homogeneidade (HOMALS) - particularmente apropriado à abordagem simultânea de múltiplos indicadores e ao tratamento de variáveis qualitativas (extensível a variáveis quantitativas, privilegiadamente categorizadas).

A apresentação da teoria é permanentemente acompanhada por ilustrações práticas. É também privilegiado o investimento na interacção do investigador com a gestão dos resultados, sendo apresentados inúmeros exemplos baseados em dados de investigações já realizadas.

A importância prática e analítica da Análise de Correspondências Múltiplas decorre de o duplo atributo múltiplos indicadores e variáveis qualitativas existir numa boa parte do material empírico da investigação científica e dos estudos aplicados em domínios muito diversos: ciências sociais (economia, sociologia, psicologia social), ciências humanas (história, psicologia), ciências empresariais (gestão, marketing), ciências biológicas e da saúde, entre outros.

Este é pois um livro que pode ser consultado com vantagens por investigadores e peritos, estudantes e professores, técnicos e profissionais das mais diversas áreas que necessitem realizar e/ou interpretar análises multivariadas com variáveis qualitativas ou pretendam consolidar e aprofundar os seus conhecimentos neste método.

Análise Multivariada de Dados Qualitativos

Utilização da Análise de Correspondências Múltiplas com o SPSS (2ª Edição Revista e Atualizada)

de Helena Carvalho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726188735
Editor: Edições Sílabo
Data de Lançamento: janeiro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 169 x 241 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 264
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Matemática
EAN: 9789726188735
e e e e e

Um manual eficaz

LG

Para quem quiser aprender quais os passos para a realização de uma Análise de Correspondências Múltiplas através do SPSS, este é o livro certo a adquirir: enquadramento metodológico elaborado e claro (requisitos, pressupostos e potencialidades); instruções cuidadas e precisas passo a passo; suporte visual através de ilustrações continuadas e pormenorizadas; casos práticos para exemplificação das operações e interpretação dos resultados, etc. O produto final é um manual prático e de rápida assimilação, sem nunca sobrecarregar o leitor com excesso de informação ou detalhes.

Helena Carvalho

Helena Carvalho tem o doutoramento em Sociologia, na área de teoria e método, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). É professora auxiliar com agregação do Departamento de Métodos de Pesquisa Social do ISCTE-IUL. Leciona e coordena diversas unidades curriculares de mestrado: Métodos Avançados de Análise de Dados, Métodos de Análise de Dados. Leciona e coordena diversas unidades curriculares de doutoramento. Diretora da pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (ISCTE-IUL). É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE (CIES/ISCTE).

Tem participado em diversos projetos de investigação desenvolvendo as suas competências em análise de dados. Tem publicado diversos livros e artigos. As suas principais linhas de investigação têm por enfoque a aplicação de métodos de análise multivariada e de interdependência para variáveis categorizadas, métodos de dependência para variáveis categorizadas, modelos de mediação e modelos de moderação com métodos paramétricos e com métodos não-paramétricos (bootstrap), modelos longitudinais via análise multinível e modelos de medida e equações estruturais.

(ver mais)