Alicerces da Matemática - Guia Prático para Professores e Educadores
Blocos Lógicos, Calculadores Multibásicos, Barras Cuisenaire, Geoplano, Pentaminós e Tangram
de Ermelinda Damas, Vânia Oliveira, Raquel Nunes e Luísa Silva
Sobre
o LivroDesde as idades mais precoces é essencial fomentar um processo de ensino-aprendizagem sustentado em experiências que conduzam ao desenvolvimento do pensamento lógico-matemático para, também desta forma, proporcionar uma aprendizagem orientada para a descoberta do conhecimento.
A utilização de Materiais Manipuláveis Estruturados (M.M.E.) pode colocar as crianças em situações de experimentação de complexidade crescente, envolvendo-as progressivamente numa linguagem matemática e estimulando o raciocínio matemático. A sua utilização em diferentes níveis de ensino facilita as articulações das aprendizagens como pilar de estruturação do pensamento matemático, trabalhando as conexões existentes entre os diversos assuntos.
Este livro integra uma fundamentação teórica dos aspetos que fundamentam a utilização dos M.M.E. e um conjunto de propostas de atividades de acordo com o Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico e com as Orientações Curriculares do Ensino Pré-Escolar. Pretende-se, assim, evidenciar um conjunto de pistas de orientação para a utilização dos M.M.E., bem como as vantagens da sua aplicação, e, ao mesmo tempo, contribuir para desmistificar a ideia de que o uso de M.M.E. é sinónimo de trabalho acrescido para Professores e Educadores.
Um livro que nos mostra algumas sugestões de atividades matemáticas, que nos permite visualizar diferentes estratégias ligadas às mesmas. Mais um livro importante, desta coleção.
Este livro é um verdadeiro instrumento de trabalho! Mostra-nos as várias potencialidades dos diversos materias estruturados, dá-nos sugestões de trabalho e ainda nos justifica a importancia de determinadas estratégias. Muito útil e acessível, mostra-nos como trabalhar a matemática desde idades muito precoces. Recomendo a todos os profissionais de educação.