10% de desconto

A Utilidade dos Objectos de Arquitectura na Sociedade de Informação

de Mário João Alves Chaves

editor: Universidade Lusíada Editora, abril de 2004
VENDA O SEU LIVRO i
A Sociedade de Incerteza, pela sua nova economia global de consumo de Informação, assume que a afirmação do poder das instituições passa pela exploração da imagem [da forma], sob os conceitos da virtualidade e da clonagem pós-industrial. A Arquitectura assume a qualidade de liberdade do jogo tirânico da funcionalidade e da forma exemplar, segundo a qual, se permite a materialização por objectivos autónomos da exigência de reconhecimento institucional e da normalização. Por transição da sociedade industrial para a da informação, a Arquitectura tem-se provido da necessidade de fundamentos de uma nova utilidade dos seus objectos, na capacidade de provir matéria mais sólida, pessoal e narrativa.

A Arquitectura pura e dura do século XX, narrativa ou não, não pode ser compreendida sem que se investigue o mecanismo individual e social que a tornou legível e eficaz. Não se nega o seu carácter revolucionário, mas identificou-se sobretudo com a perca de seriedade, por se ter estigmatizado com imprecações vingativas aspirando a uma pseudo-reeducação do homem. A Arquitectura que não liberta o homem de todas as pressões, ofereceu-lhe o meio de, no absoluto, aprender e traduzir percepções, constituindo antes um modo de conhecimento e de expressão aliada à acção.

Sustenta-se que o novo marco de referência da utilidade dos objectos de Arquitectura na Sociedade da Informação estará afectado pela normalização da globalização, mas impõe-se a impossibilidade da neutralidade perante a banalidade que a Sociedade do Espectáculo e a indústria do século XX ajudaram a formatar. O tempo move-se rápido na Arquitectura, quando se perde a memória colectiva e a capacidade individual se restringe ao reconhecimento do instante. A verificar.

A Utilidade dos Objectos de Arquitectura na Sociedade de Informação

de Mário João Alves Chaves

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728397494
Editor: Universidade Lusíada Editora
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 224
Tipo de produto: Livro
Coleção: Teses
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Arquitetura
EAN: 9789728397494
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Património e Restauro em Portugal

Património e Restauro em Portugal

10%
Edições Colibri
19,95€ 10% CARTÃO
portes grátis
A Crise Empresarial Enquanto Situação de Prê-Insolvência

A Crise Empresarial Enquanto Situação de Prê-Insolvência

20%
Edições Almedina
71,55€ 10% + 10% CARTÃO
portes grátis