10% de desconto

A Teoria de Piaget e a Educação Pré-Escolar

de Constance Kamii

editor: Instituto Piaget, abril de 2003
VENDA O SEU LIVRO i
Numa perspectiva psicológica, o interesse da teoria reside nas ideias de que esta desenvolve sobre a criança, sobre a natureza do seu pensamento e sobre os estádios do seu desenvolvimento. Para quem necessita conhecer e estudar o desenvolvimento da criança, a teoria é útil para responder às questões de fundo: "Como pensa a criança?", "Como pensa nos diferentes estádios?". Contudo, Piaget, mais do que pela criança em si, interessou-se pela epistemologia. E como espistemólogo, também para ele as questões básicas foram as eternas perguntas sobre "O que é o conhecimento?" e "Como é que aprendemos?". Estudou o desenvolvimento da criança porque estava convencido ser este o melhor meio de responder às questões epistemológicas sobre a natureza do conhecimento dos adultos e sobre a história geral do conhecimento humano.
A perspectiva psicológica, por vezes, é suficiente para que os psicólogos que utilizam elementos da teoria de Piaget possam estudar as crianças. No entanto, para os que se preocupam com a educação, este estudo é muito limitado e pode conduzir a aplicações erradas da teoria. Os educadores devem compreender as ideias de Piaget, a natureza do conhecimento e sobre os mecanismos do seu desenvolvimento. Neste livro, estas ideias serão tratadas em função da orientação epistemológica do pensamento de Piaget, da sua perspectiva biológica e do seu construtivismo.
Trata-se de um livro simples, vivo e suficientemente profundo que, em linguagem acessível a quem quer que seja, pai, educador, professor, psicólogo ou estudioso, dá uma perspectiva nova para a aplicação prática da teoria de Piaget.
Obra indispensável para educadores e educação pré-primária.

A Teoria de Piaget e a Educação Pré-Escolar

de Constance Kamii

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727716319
Editor: Instituto Piaget
Data de Lançamento: abril de 2003
Idioma: Português
Dimensões: 162 x 241 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192
Tipo de produto: Livro
Coleção: Horizontes Pedagógicos
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia Livros em Português > Ensino e Educação > Psicologia da Educação
EAN: 9789727716319
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Excelente

TM

Um livro fundamental para qualquer Educador de Infância.

Constance Kamii

Natural de Genebra-Suiça. Filha de pais japoneses, viveu no Japão até os 18 anos, transferindo-se depois para os Estados Unidos, onde em 1955 se bacharelou em Sociologia no Pomona College.

Na Universidade de Michigan terminou o mestrado de Educação em 1957 e doutorou-se em Educação e Psicologia na mesma universidade em 1965.

Aluna e colaboradora de Jean Piaget, fez diversos cursos de pós-doutoramento nas universidades de Genebra e de Michigan, ligados à Epistemologia Genética e a outras áreas educacionais relacionadas à teoria piagetiana e de outros pesquisadores.

Autora de diversos trabalhos editados na Europa, Estados Unidos e Japão, a autora está actualmente a desenvolver as suas pesquisas na Escola de Educação do Alabama-USA.

Constance Kamii trata das questões da natureza do número; objectivos para "ensinar" número; princípios de ensino; situações na escola que podem ser usadas pelos professores para "ensinar" número, a prática pedagógica de professores.

Enfatiza a importância do conceito de quantidade e as suas múltiplas aplicações na vida das nossas crianças, com todas as consequências pedagógicas.

Parte da afirmação de Piaget "O jogo é um tipo de actividade particularmente poderosa para o exercício da vida social e da actividade construtiva da criança", assim pontua nos seus trabalhos os jogos em grupo, como factor de importância para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e interpessoal, sendo mais eficiente e prazeroso, ao invés de folhas de exercícios e actividades similares.

"A crescente capacidade de jogar em grupo é uma conquista cognitiva e social de grande importância…que deve ser encorajada antes dos cinco anos e estimulada depois dessa idade".

Vê a "autonomia" como finalidade da educação.

(ver mais)
Reinventando La Aritmética Ii

Reinventando La Aritmética Ii

30%
A. Machado Libros S. A.
8,89€ 20% + 10% CARTÃO
Reinventando La Aritmética Iii

Reinventando La Aritmética Iii

30%
A. Machado Libros S. A.
11,34€ 20% + 10% CARTÃO
A Psicologia da Criança

A Psicologia da Criança

10%
Edições Texto & Grafia
14,90€ 10% CARTÃO