A Sociedade por Quotas Unipessoal no Direito Português

Contributo Para o Estudo do seu Regime Jurídico

de Ricardo Alberto Santos Costa

editor: Edições Almedina, abril de 2002
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Quando se introduziu entre nós a sociedade por quotas unipessoal, por intermédio do Decreto-Lei nº 257/96, de 31 de Dezembro, não se prognosticava que o instituto, contraditório nos termos e estranho na acção, pudesse alcançar a dimensão que tem evidenciado na praxis comercial. Os milhares de empresários individuais que resolveram estruturar-se através de tal recurso atiraram inapelavelmente o EIRL – concorrente na limitação da responsabilidade patrimonial-empresarial das pessoas singulares – para um lugar residual e próprio das curiosidades jurídicas. Mais do que isso: a ideia da sociedade unipessoal como uma anormalidade parece ter ficado definitivamente arredada.
Este estudo visa clarificar os principais contornos do regime criado pelos artigos 270º-A e seguintes do Código das Sociedades Comerciais. Além desse fito nuclear, a investigação não ignorou que a difusão da unipessoalidade societária quotista suscita diversas querelas de carácter jurídico-prático. A maior parte delas resulta das inquietações que um instituto sem pluralidade gera quando plantado sobre um terreno urbanizado a pensar na pluralidade. A resolução de muitas dessas questões constitui o principal desafio desta publicação: como se compreenderá o papel e o funcionamento da assembleia numa sociedade com um só sócio?; como se processam as relações entre o sócio, enquanto órgão decisor, e a gerência?; em que termos se disciplina a sociedade por quotas unipessoal enquanto peça de um grupo de sociedades?; será possível responsabilizar o sócio a título pessoal pelas dívidas da sociedade nos casos em que pratica comportamentos abusivos e fraudulentos?
A dimensão destes e de outros desafios legitimaria que se empreendesse a breve trecho uma uniformização legislativa do regime jurídico da sociedade de capitais unipessoal. Esta é, por isso, a verdadeira ideia nevrálgica que costura as várias respostas que foram expendidas ao longo da obra.

A Sociedade por Quotas Unipessoal no Direito Português

Contributo Para o Estudo do seu Regime Jurídico

de Ricardo Alberto Santos Costa

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724016962
Editor: Edições Almedina
Data de Lançamento: abril de 2002
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 230 x 60 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 800
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Direito > Direito Económico
EAN: 9789724016962
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Ricardo Alberto Santos Costa

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra; MBA em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. Jurisconsulto em matérias de Direito Comercial, Direito das Sociedades, Direito Civil, Direito dos Contratos (Civis e Comerciais) e Direito do Desporto. Juiz Árbitro. Consultor da Abreu Advogados e Coordenador Científico e Editorial do Instituto do Conhecimento AB. Diretor da Revista AB INSTANTIA. Autor de monografias, artigos, comentários, anotações de jurisprudência e coletânea de legislação desportiva.

(ver mais)