10% de desconto

A Pátria da Chuva

de José do Carmo Francisco
Editor: On y va, abril de 2026 ‧
13,00€
11,70€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
No dia 24 de Novembro de 2019, José do Carmo Francisco publicou no jornal Correio do Ribatejo um texto intitulado Primeira pessoa do singular. Esse texto deu origem a um conjunto de setenta crónicas, que começaram a ser publicadas em 28 de Outubro de 2022 no mesmo jornal e aqui se reúnem.

Entretanto foi pedida a Fernando Alves autorização para usar a expressão A Pátria da Chuva como título do livro, havendo da sua parte uma rápida resposta positiva. Na verdade, sem deixarem de ser escritas na primeira pessoa do singular, estas crónicas são também uma cartografia sentimental de um espaço geográfico na fronteira não só do Ribatejo e da Beira Baixa mas também da Estremadura e da Beira Litoral.

Trata-se de uma paisagem povoada por homens e mulheres que, por teimosia, resistem à pobreza, à aridez e à solidão. Essa gente não perdoa a quem os abandonou e lhes virou as costas para os deixar num lugar de escuridão em vez de os convocar para a alegria das luzes, das cores e da festa. Por outras palavras: «A Geografia é mais importante que a História», como sempre disse e escreveu Vitorino Nemésio.

A Pátria da Chuva

de José do Carmo Francisco

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899206380
Editor: On y va
Data de Lançamento: abril de 2026
Idioma: Português
Dimensões: 132 x 201 x 5 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 90
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Crónicas
EAN: 9789899206380

SOBRE O AUTOR

José do Carmo Francisco

Nascido em 13 de fevereiro de 1951, em Santa Catarina (Caldas da Rainha), José do Carmo Francisco estreou-se no livro coletivo Lugar de Ser, de 1971. Iniciais, o seu primeiro livro individual (1981), foi distinguido com o Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Poeta, jornalista, autor de contos, crónicas e biografias, organizou duas antologias: O Trabalho (1985) e O Desporto na Poesia Portuguesa (1989). No livro de entrevistas As Palavras em Jogo (2009) reúne uma memória e trinta conversas com figuras das artes, das letras, da rádio, do desporto e da política. Em 2005, Ruy Ventura publicou José do Carmo Francisco – uma aproximação (com nota introdutória de António Cândido Franco).
José do Carmo Francisco colabora com a revista Filamentos, da Universidade Estadual da Califórnia (Fresno, Estados Unidos), e com os jornais Diário Insular (Angra do Heroísmo), Correio do Ribatejo (Santarém), O Casapiano (Lisboa) e Milénio Stadium (Toronto, Canadá). Integra os corpos gerentes da APE e da Associação Portuguesa dos Críticos Literários (APCL). Na On y va publicou dois volumes de crónicas, A Pátria da Chuva (2024) e O Passado É para Sempre (2026). Em 2021, assinalando cinquenta anos de vida literária, publicou o livro de poesia Afinal.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR