10% de desconto
editor: On y va, outubro de 2021
11,00€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
A partir de uma elaboração poética dos chamados pequenos incidentes quotidianos (encontros, conversas, leituras, memórias), os poemas deste livro surgem em duas séries, Poemas Breves e Breves Poemas, em número de 100 no total.

Das meias térmicas do sem-abrigo em Londres à fotografia a preto e branco do militar angustiado em Évora no ano de 1972, do perfil dos «filhos dos homens que nunca foram meninos» aos que só começaram a trabalhar aos vinte e três anos de idade, em resumo e como afirma o poema breve nº 50, «estes cinquenta anos passaram num instante».

Parece que sim (que cinquenta anos passaram num instante), mas há por aqui muitas coisas invisíveis: as lágrimas e o sangue pisado.

Porque toda a poesia é uma resposta por palavras à grande confusão de sentimentos, entre a paisagem e o povoamento, entre a geografia e a história.

A verdade é que as palavras são indispensáveis de modo absoluto para comunicar, embora possam valer «menos que pétalas pisadas depois de um baile» - nas palavras de Maiakovski.

Afinal

de José do Carmo Francisco

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895301980
Editor: On y va
Data de Lançamento: outubro de 2021
Idioma: Português
Dimensões: 129 x 202 x 5 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 72
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789895301980

SOBRE O AUTOR

José do Carmo Francisco

Nascido em 13 de fevereiro de 1951, em Santa Catarina (Caldas da Rainha), José do Carmo Francisco estreou-se no livro coletivo Lugar de Ser, de 1971. Iniciais, o seu primeiro livro individual (1981), foi distinguido com o Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Poeta, jornalista, autor de contos, crónicas e biografias, organizou duas antologias: O Trabalho (1985) e O Desporto na Poesia Portuguesa (1989). No livro de entrevistas As Palavras em Jogo (2009) reúne uma memória e trinta conversas com figuras das artes, das letras, da rádio, do desporto e da política. Em 2005, Ruy Ventura publicou José do Carmo Francisco – uma aproximação (com nota introdutória de António Cândido Franco).
José do Carmo Francisco colabora com a RDP Açores, a revista Ler e o jornal Correio do Ribatejo. Integra os corpos gerentes da APE e da Associação Portuguesa dos Críticos Literários (APCL). Na On y va publicou em 2021 o volume de poemas Afinal, assinalando cinquenta anos de vida literária. Já em 2024 publicou o conjunto de crónicas A Pátria da Chuva.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR