A Noite do Oráculo Livro
de Paul Auster
Sobre
o LivroNo dia 18 de Setembro de 1982, após vários meses de recuperação de uma doença quase fatal, o escritor Sidney Orr entra numa papelaria de Brooklyn e compra um bloco de notas azul de fabrico português. Nos nove dias que se seguem, Sidney vai viver sob a influência do livro em branco, preso num universo de arrepiantes premonições e de acontecimentos desconcertantes, que ameaçam destruir o seu casamento e minar a sua confiança na realidade.
Por que é que a sua mulher, Grace, começa a comportar- -se de uma forma tão inexplicável pouco depois de ele ter começado a escrever no estranho bloco de notas? Por que é que o dono da papelaria encerra precipitadamente o estabelecimento no dia seguinte? Qual é a ligação entre uma lista telefónica polaca, de 1938, e um romance perdido cujo protagonista consegue adivinhar o futuro? Quando é que a animosidade explode e passa a violência? Até que ponto é que o perdão é a derradeira expressão do amor? Dúvidas e incertezas de simples seres humanos, a braços com as múltiplas e nebulosas esferas da vida quotidiana.
Romance hipnótico, reflexão sobre a natureza do tempo, e uma viagem pelo labirinto da imaginação de um homem, A Noite do Oráculo é um tour de force narrativo que confirma a reputação do autor como um dos mais arrojados e originais escritores da América dos nossos dias.
The Guardian
"Um romance de leitura obrigatória escrito por um dos maiores romancistas do nosso tempo."
San Francisco Chronicle
"A Noite do Oráculo é outra obra tremenda e memorável de um dos nossos mais brilhantes escritores."
Star Tribune
" Uma obra de arte!"
The Observer
João Tordo, Elle
"A escrita de Auster é esplêndida e o livro absorvente e hipnótico."
Spectator
"Se nunca leu Auster antes... este é um livro para começar a fazê-lo."
Herald
Este livro é um daqueles que quando se começa a ler é muito difícil de parar (acho que o li em 4 horas). Sem dúvida que desperta todos os sentidos, é impressionante o realismo descrito ou transmitido.