10% de desconto

A Misericórdia de Lisboa

Quinhentos Anos de História

de Joaquim Veríssimo Serrão

editor: Livros Horizonte, abril de 1998
Obra que narra o percurso histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 1498 e 1998, desde a sua fundação à contemporaneidade, trabalho de investigação assinado pelo Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. No encalce deste longo itinerário que se estende por cinco séculos, o autor segue o rasto da linha cronológica da gestão corrente da ancestral instituição da capital, "sempre que possível enquadrada por testemunhos coevos, tanto de fundo documental como de base informativa". O livro está organizado em IX capítulos, desde o intitulado ‘Das Origens à Perda da Independência’ até ao designado ‘Do 25 de Abril à Actualidade’, abraçando assim um período de meio milénio.

A estes ‘Quinhentos Anos de História’ acresce ainda a transcrição dos diversos Compromissos, documentos orientadores da acção da Misericórdia de Lisboa, redigidos em diferentes períodos e aqui apresentados em apêndice. Esta publicação de fôlego foi editada no âmbito das Comemorações do V Centenário da Fundação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, assinalado em 1998.

A Misericórdia de Lisboa

Quinhentos Anos de História

de Joaquim Veríssimo Serrão

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722410267
Editor: Livros Horizonte
Data de Lançamento: abril de 1998
Idioma: Português
Dimensões: 171 x 239 x 42 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 685
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História em Geral Livros em Português > Literatura > Monografias
EAN: 9789722410267
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Joaquim Veríssimo Serrão

Joaquim Veríssimo Serrão (1925-2020). Foi Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e um dos maiores vultos da historiografia portuguesa contemporânea. Autor de uma vasta bibliografia, nela se destacam os trabalhos dedicados à História de Portugal dos séculos XV a XVIII e à História do Brasil dos séculos XVI e XVII. Foi presidente da Academia Portuguesa da História. Foi galardoado em 1995 com o Prémio Príncipe das Astúrias em Ciências Sociais. Membro da Academia das Ciências de Lisboa foi, entre outras instituições científicas estrangeiras, Membro Efetivo da Academia de Yuste.

(ver mais)