A Imprensa em Portugal
Transformações e tendências
SINOPSE
A era da informação em que nos encontramos caracteriza-se por estar submetida a uma mudança permanente. Hoje em dia é impossível abstrairmo-nos do conceito de mudança. Este livro aborda alguns aspectos característicos das principais mudanças ocorridas, nos últimos trinta anos, em Portugal (mas inseridas num contexto global) com impactos ao nível das empresas e dos produtos jornalísticos. Existe um conjunto de transformações na sociedade e nos vários sectores da actividade económica e social, reflectidas nestas páginas, que são extensíveis ao sector dos media, particularmente à imprensa. Contudo, os conteúdos do livro centram-se mais em temas actuais relacionados não só com a actividade jornalística e empresarial da imprensa, mas também com a sociedade em geral, nomeadamente o processo e conteúdo das mudanças (políticas, sociais, económicas, tecnológicas, entre outras) com impactos na actividade dos media e na estrutura da sociedade. Neste sentido, este volume faz um balanço da situação actual da imprensa e identifica tendências de desenvolvimento e alguns dos principais desafios que se colcocam no presente e futuro do sector.
Este livro dirige-se a quem pretende conhecer e aprofundar aspectos particularmente relevantes inerentes à vertente jornalística e empresarial dos media. Portanto, os públicos – alvo deste livro são não só os profissionais e estudantes da área da comunicação, como também os consumidores de informação (especialmente os leitores de jornais e de revistas) que desejam acompanhar e compreender melhor a complexa e importante actividade dos media. Neste contexto, este livro pode suscitar interesse profissional e intelectual a todos aqueles que desejam completar os seus conhecimentos sobre o fascinante "mundo" da comunicação, não porque lhes traga respostas concretas para o seu sucesso profissional ou empresarial, mas sobretudo porque é importante que todos os cidadãos, governos, empresas, profissionais e estudantes do sector estejam cada vez mais conscientes de que os meios de comunicação podem, efectivamente, contribuir para a existência de uma sociedade mais livre e solidária, mas para isso é necessário que os media sejam economicamente viáveis e independentes dos diversos interesses instalados na sociedade.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
LPC, Março de 2005
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789729935107 |
Editor: | Media XXI |
Data de Lançamento: | abril de 2005 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 162 x 234 x 12 mm |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo |
EAN: | 9789729935107 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
OPINIÃO DOS LEITORES
Vantajoso
Joana Mota
Para quem estuda os processos dos media este livro é bastante vantajoso. Compila uma série de dados importantes para um melhor conhecimento do mundo dos meios de comunicação social.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
Televisão e Públicos no Funeral de Diana10%Edições Minerva Coimbra7,00€ 10% CARTÃO
-
Imprensa e Opinião Pública em Portugal10%Edições Minerva Coimbra22,00€ 10% CARTÃO