A Ilusão do Fim

Ou a Greve dos Acontecimentos

Livro 1

de Jean Baudrillard

editor: Terramar, abril de 1995
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Por todo o lado, há muita gente a tentar apagar o século XX. Há muita gente a tentar apagar todos os sinais da Guerra Fria, talvez mesmo todos os sinais de todas as revoluções políticas ou ideológicas do século XX. Não no sentido de um salto em frente da história, mas no sentido de uma reescrita invertida de todo o século XX.
E não têm faltado os profetas do fim da história, procurando engolir todos os acontecimentos marcantes deste século, procurando «branquear» situações muito sujas - como se a história deste século não passasse de mero desvio. Como se toda a gente quisesse agora «desfazer» a história, com o mesmo entusiasmo de gerações e gerações de homens puseram a «fazer» a história.

A Ilusão do Fim

Ou a Greve dos Acontecimentos

de Jean Baudrillard

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727101009
Editor: Terramar
Data de Lançamento: abril de 1995
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 184
Tipo de produto: Livro
Coleção: 2001
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789727101009
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Jean Baudrillard

Jean Baudrillard (1929-2007) - Morreu, em Paris, o filósofo e sociólogo francês Jean Baudrillard, considerado um dos principais teóricos da pós-modernidade. Tinha 77 anos.

Nasceu em Reims, em 1929, e aí fez os seus estudos. Foi professor de Alemão do ensino secundário durante vários anos. A formação em língua germânica permitiu-lhe que ao longo dos anos se tenha dedicado também à tradução, nomeadamente da poesia de Brecht e do teatro de Peter Weiss. Em 1966 defendeu a sua tese em sociologia e no mesmo ano ingressou na Universidade de Paris X Nanterre como professor assistente. Foi neste departamento de sociologia, onde era professor, que começou a surgir o movimento do Maio de 1968. Embora muitos professores tenham então abandonado aquela Universidade, Baudrillard permaneceu e, em 1970, começou a orientar teses em sociologia. Foi professor emérito da Universidade de Paris.

A obra de Jean Baudrillard é de difícil classificação, embora seja frequentemente considerada pós-modema. Os sociólogos nem sempre a têm incluído na área da sociologia, já que aborda múltiplos campos disciplinares, nomeadamente, a hiperrealidade, a comunicação e os media. Não obstante, Baudrillard é um dos intelectuais franceses mais lidos em todo o mundo e um dos mais importantes pensadores da filosofia contemporânea.

(ver mais)