A Casa dos Anjos Livro
Livro de Bolso
de Colleen McCullough; Tradução: Rute Rosa da Silva
Sobre
o LivroA Casa dos Anjos é uma vivenda de um bairro mal afamado de Sidney para onde vai viver a jovem Harriet Purcell. São os anos 60, Harriet tem 21 anos e não suporta o ambiente machista da sua família burguesa. Na nova casa, Harriet entra em contacto com um mundo bizarro e cativante. Estabelece relações com os outros inquilinos, um pintor sem recursos, um emigrante alemão apaixonado por música e culinária, um casal de namoradas. Sobretudo, inicia uma amizade especial com a dona da casa, a senhora Schwartz - cartomante, vidente e médium - e com a sua filha, a pequena Flo, que é muda. No decorrer de um ano intenso, Harriet descobre o amor, o sexo, a liberdade e a afirmação de si própria. Mas quando uma tragédia se abate sobre a casa, a jovem tem de reunir todas as suas forças para salvar Flo de um destino de solidão e dor.
Daily Mirror
«Um absorvente drama familiar, repleto de paixão, tragédia, amor e… sexo.»
Sunday Telegraph
Nunca conheci ninguém até ao dia de hoje que não tenha gostado de ler algum livro da Colleen McCullough, era uma autora maravilhosa e alguns dos seus livros estão a ser actualmente reeditados, felizmente, pois bem merecem! Este é um dos tipos de leitura que eu mais aprecio, dramas históricos com personagens femininas muito corajosas e persistentes, que enfrentam mundos e fundos para seguir os seus sonhos e objectivos. Este já é o segundo da autora que eu leio em que o cerne da narrativa se passa na Austrália numa época em que a descriminação pelas mulheres ainda era bastante vincada - mais do que os dias de hoje, mas ainda temos um LONGO caminho a percorrer! - , onde o machismo reina e as mulheres não são levadas a sério nas suas profissões, isto quando conseguem atingir o objectivo de terem os seus empregos de sonho num mundo onde não são respeitadas. Neste livro ainda há mais personagens discriminadas, emigrantes, prostitutas, cartomantes, mulheres e mães solteiras, ... uma variedade fascinante de personagens! Gostei mesmo desta leitura, mais uma vez a nossa personagem principal é uma enfermeira, algo que a Colleen já nos habituou, sendo que Colleen foi uma neurocientista de prestígio e toda a acção que decorre em hospitais e o dia-a-dia do seu staff é bastante realista devido ao seu conhecimento de causa, o que torna este tipo de leituras extremamente realista e enriquecedor!
Desde o início que este romance prende a atenção e a personagem principal, apesar de ser retratada em 1960, tem traços de personalidade que facilmente se encaixam nos dias de hoje, tal como algumas vertentes da sociedade que a autora descreve que não é difícil encontrá-las no momento actual. Vale a pena ler este livro pela mistura de sentimentos que provoca ao leitor.
Adoro esta autora. Uma historia que nos leva a rever-nos em algumas coisas, um romance que nos prende pela escrita e pela forma como as personagens nos envolvem., onde a paixão, a tragédia e o amor nos levam a repensar na vida.
Um romance delicioso. A personagem principal está tão bem construída que nos cativa desde o primeiro minuto. A maravilhoso ver como a Harriet vai crescendo emocional e intelectualmente por força da convivência com aqueles (habitantes da casa) que ela escolheu para ser a sua família. É um romance delicioso. Tem passagens muito engraçadas e, acredito, que muitas mulheres do século XXI se identifiquem com a força e a perseverança da Harriet.
Colleen McCullough nunca decepciona. É mais uma história que nos leva ao imaginário do mundo feminino e nos transporta, ao mesmo tempo, para a realidae do mesmo.
Um livro comovente em que a paixão, a tragédia e o amor que o envolvem nos leva a (re)pensar a vida.
Belo, mágico e fascinante sem dúvido