10% de desconto

A Avaliação nos Sistemas Escolares

Acomodações do trabalho e reconfiguração das profissionalidades

de Vincent Dupriez e Régis Malet

editor: Instituto Piaget, maio de 2022
Todos os sistemas educativos viram desenvolver-se, no decurso das duas últimas décadas, uma diversidade de políticas e ferramentas de avaliação, com vista a rejuvenescer as formas tradicionais de controlo do trabalho dos professores.

Progressivamente, a avaliação vai-se deslocando dos professores para os estabelecimentos e do respeito das prescrições para uma avaliação centrada sobre os resultados. A função clássica da avaliação dirigida às autoridades públicas é, por outro lado, complexificada por uma visão complementar de informação externa dos utilizadores, dos decisores e dos media.

Esta obra também salienta que, para além da retórica comum, subjacente a essas evoluções, podemos observar nos diferentes países estudados (França, Suíça, Inglaterra e Estados Unidos) uma grande diversidade de políticas e dispositivos de avaliação, em função dos princípios que as animam (prestar contas aos utilizadores ou às autoridades públicas), do nível de intervenção levado em conta e das sanções ou estímulos mobilizados.

Por fim, podemos reter dos estudos dos casos apresentados aqui que, na maior parte das situações, esta aplicação dos dispositivos de medição e avaliação dos resultados é muitas vezes mal compreendida pelos professores que se encontram no centro de uma diversidade crescente de normas e prescrições, nem sempre convergentes. Aos seus olhos, estes novos dispositivos e em particular o recurso massivo a indicadores quantitativos, muitas vezes entendidos como simplistas, são uma forma de desconhecimento da complexidade da sua profissão e um índice de uma confiança que está em vias de se perder.

A Avaliação nos Sistemas Escolares

Acomodações do trabalho e reconfiguração das profissionalidades

de Vincent Dupriez e Régis Malet

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897591426
Editor: Instituto Piaget
Data de Lançamento: maio de 2022
Idioma: Português
Dimensões: 157 x 236 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 204
Tipo de produto: Livro
Coleção: Horizontes Pedagógicos
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Políticas Educacionais e Administração Escolar
EAN: 9789897591426
Coerência

Coerência

10%
Editora Penso
20,99€ 23,32€
portes grátis