10% de desconto

29 Poemas Narrativos (e um Encore)

de Júlia Lello
Editor: Poética Edições, maio de 2025 ‧
14,00€
12,60€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -

«O meu Pai tinha óculos redondos de tartaruga,
Que hoje seriam indiscutivelmente vintage
E colocava-os para ler-me histórias
Com que sempre voltávamos a casa
depois de passear.

Quando o recordo, está no seu cadeirão
Com os seus próprios livros e um charuto
Um copo de whisky, cheio de gelo
E água castelo até à borda,
Da qual deixava sempre um resto
Na garrafa pra mim.
Lembro os fatos de linho
E as camisas leves
De manga curta, de seda de Macau
Com que enfrentava os dias de calor africano.»
(excerto do poema Dia do Pai)

«O livro Poemas Narrativos é um livro modesto, um pouco diferente dos anteriores, salvo nesse facto,que é o ser modesto. Não cria grandes rupturas e, desse ponto de vista, pode considerar-se clássico. Semser especialmente inovador nem modernista, não deixa de ser para mim um tanto experimental, namedida em que o sinto um pouco na fronteira entre o lírico e o narrativo. (...)»
Júlia Lello

29 Poemas Narrativos (e um Encore)

de Júlia Lello

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899241152
Editor: Poética Edições
Data de Lançamento: maio de 2025
Idioma: Português
Dimensões: 119 x 220 x 4 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 60
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789899241152

SOBRE O AUTOR

Júlia Lello

Maria Júlia de Fátima Soares Guimarães Lello nasceu em Luanda, onde passou os primeiros anos, tendo depois vivido em Lisboa, onde também estudou e trabalhou. Os seus primeiros poemas datam da adolescência, mas só em 1982 sairia o seu primeiro livro de poesia. Para além de escritos e colaborações dispersos, publicou: Alguns textos de amor, Lx, E.A. 1982. Textos de Privação, Lx.E.A.1984, Textos Pretextuais, Lx, Europress, 1991, Os Vivos e os Mortos, Lx. E.A., 2011 (Poesia), Amores de Príncipe, Lx., Lua Cheia, 1990 (Novela). O Concerto ou o Triunfo da Música e 9 poemas inéditos, Lx.,1991, Ass. Guilherme Cossoul, Dep. Literário (Teatro e Poesia), Virgínia Victorino e a Vocação do Teatro- Lx. ESTC, 2005(Ensaio).
Colaborando frequentemente com instituições e projetos de índole cultural, para além da representação em antologias, como «O Lobo», «Inês de Castro- Antologia Poética» e outras, publicou ainda artigos abordando temas ligados a Pedagogia e/ou Teatro ou sobre a obra de Natália Correia de cujas tertúlias fez parte no Botequim. A sua atividade criativa liga-se igualmente às artes performativas, pela participação em espetáculos, quer de teatro, quer de poesia ou musicais: Fez parte dos grupos "Teatro Emarginato" e "Oficina do Grotesco" e participou noutros projetos com grupos de teatro independente. Mais recentemente apresentou os recitais Dos dois lados do Mar, Palavras Ibéricas, Camões e o Amor, José Afonso e as Palavras, quer a solo quer acompanhada à guitarra. Licenciada em Filologia Românica, Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas, formada em Teatro pela ESTC, dedicou-se também ao ensino e à formação de professores. Reformada do ensino oficial, continua a colaborar como voluntária em universidades sénior.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR