10% OFF

Retrato, Vós Não Sois Meu

by Raquel Henriques da Silva
Publisher: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, September of 2025 ‧
26,00€
23,40€
10% OFF
IN STOCK -
free shipping
Retrato, Vós Não Sois Meu revisita a iconografia camoniana, analisando representações de Luís de Camões e dos episódios mais célebres de Os Lusíadas através da pintura, pela mão de Sequeira, Metrass, Columbano, Malhoa e António Carneiro.

A edição resulta da investigação desenvolvida pela autora desde 2015 sobre a retratística de Camões, que deu origem a esta seleção e estudo de um conjunto de representações artísticas camonianas, culminando na análise do retrato de Fernando Pessoa por Almada Negreiros enquanto expressão da «eficácia absoluta na construção de um retrato por parte de um artista, representando um poeta».

Retrato, Vós Não Sois Meu

by Raquel Henriques da Silva

Property Description
ISBN: 9789722732529
Publisher: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
Release Date: September of 2025
Language: Portuguese
Dimensions: 212 x 226 x 7 mm
Cover: Softcover
Pages: 96
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > History of Literature
EAN: 9789722732529

ABOUT THE AUTHOR

Raquel Henriques da Silva

Raquel Henriques da Silva é professora catedrática jubilada do Departamento de História da Arte da NOVA FCSH dedica investigação nas áreas da História de Lisboa (Urbanismo e Arquitetura), Estudos de Museus e Património, História da Arte Portuguesa, séculos XIX-XXI. Foi diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado, do Instituto Português de Museus e do Instituto de História da Arte. Coordenou dois projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e coordena diversos projetos com financiamento total ou parcialmente externo, nomeadamente com a Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Millennium BCP. Tem comissariado diversas exposições no domínio da arte portuguesa dos séculos XIX e XX, em articulação com os seus grupos de investigação no Instituto de História da Arte (IHA) e com o Departamento de História da Arte (DHA) da NOVA FCSH, e com diversos museus.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT