10% OFF

Judeus Ilustres de Portugal

14 homens e mulheres que marcaram a história do nosso país

by Miriam Assor
Publisher: A Esfera dos Livros, January of 2014 ‧
17,00€
10% OFF CARD
free shipping
Sell ​​your book
Numa extraordinária viagem do século XV ao século XX, as vidas destes 14 homens e mulheres ilustres da nossa História renascem pela mão da jornalista Miriam Assor, que nos conta como de formas variadas, cada um deles contribuiu, enriqueceu, dignificou e honrou o país, marcando terminantemente o universo histórico-nacional e além-fronteiras. Da Medicina à Filosofia, da Ciência ao sector pioneiro empresarial, da Poesia litúrgica a autoridades rabínicas, da Música à Matemática, da Literatura à liderança comunitária. Foram humanistas, homens e mulheres corajosos que optaram por actuar ao serviço do próximo, colocando, muitas vezes, as suas próprias vidas em risco ou num último plano. O célebre médico Amato Lusitano, a empresária destemida Dona Grácia Naci, o famoso naturalista Garcia de Orta, o cientista Pedro Nunes, o pensador Isaac Cardoso, o rabino Isaac Aboab da Fonseca, que, fugido da perseguição que alastrava em Portugal incendiada pelos fogos da Inquisição, encontrou na Holanda a paz para fundar a sinagoga portuguesa em Amesterdão. A extinção formal da Inquisição em 1821 trouxe de volta ao país estes homens e mulheres perseguidos, que dominando várias línguas e em contacto permanente com a Europa e o mundo - quer por razões comerciais quer por razões pessoais - trazem uma lufada de ar fresco ao nosso país. Alfredo Bensaúde, fundador e o primeiro director do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. A sua filha, Matilde, pioneira da investigação biológica, única mulher entre os criadores da Sociedade Portuguesa de Biologia. Alain Oulman, o compositor que revolucionou o fado e que teve como principal divulgadora desse seu infindo talento a voz de Amália. O catedrático Moses Amzalak, líder da Comunidade Israelita de Lisboa, que aproveitou a sua proximidade com o ditador Salazar para realizar as operações de socorro aos refugiados do Holocausto. Também os irmãos Samuel Sequerra e Joel Sequerra, a viver em Barcelona, salvaram cerca de mil compatriotas das mãos nazis. Já Abraham Assor chega a Portugal pouco tempo antes de acabar a Segunda Guerra Mundial e seria, por meio século, o rabino da Comunidade Israelita de Lisboa.

Judeus Ilustres de Portugal

14 homens e mulheres que marcaram a história do nosso país

by Miriam Assor

Property Description
ISBN: 9789896265090
Publisher: A Esfera dos Livros
Release Date: January of 2014
Language: Portuguese
Dimensions: 161 x 237 x 12 mm
Cover: Softcover
Pages: 224
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > History > History of Portugal
EAN: 9789896265090

excelente, imperdível

Pedro Felgar

Miriam Assor é a melhor escritora/jornalista sobre o judaísmo contemporâneo português. Este livro retrata os 12 judeus e 2 judias mais ilustres da História de Portugal

Um pouco da nossa história

Clarisse Seca

Um relato apaixonante e real do contributo de ilustres judeus de várias épocas, a dignificar Portugal. Tivessem tantos judeus perseguidos, podido viver livremente em Portugal e este país não sofreria do atraso a que foi relegado nos séculos seguintes à Inquisição, com a expulsão/extermínio de tantos judeus Portugueses.

ABOUT THE AUTHOR

Miriam Assor

Miriam Assor nasceu em Lisboa e na juventude viveu num kibutz. Licenciada em Psicologia e em Comunicação, iniciou-se no jornalismo no semanário O Independente, e desde então colabora com vários periódicos na condição de jornalista freelance, tendo-se distinguido sobretudo pela escrita de peças jornalísticas relacionadas com a Shoah publicadas na revista Sábado. É autora de várias obras, entre as quais Aristides de Sousa Mendes – Um Justo Contra a Corrente, Judeus Ilustres de Portugal e Viagem aos Segredos da Maçonaria.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT