10% OFF

Esteiros

by Soeiro Pereira Gomes
Book eBook
Publisher: Quetzal Editores, March of 2021 ‧
16,60€
10% OFF CARD
IN STOCK -
free shipping
RECOMMENDED BY THE NATIONAL READING PLAN
Passam, em 2021, oitenta anos sobre a primeira edição de Esteiros, de 1941 (com capa original de Álvaro Cunhal) - um livro que marcou várias gerações de leitores ao mostrar-lhes personagens que ficaram para sempre na nossa recordação, «os filhos dos homens que nunca foram meninos» (é essa a dedicatória a abrir o romance): Gaitinhas, Guedelhas, Gineto, Maquineta e Saguí. São eles os heróis anónimos de um diálogo entre o humano e a Natureza, a denúncia da injustiça e a busca de redenção, a solidariedade e a denúncia da pobreza e da penúria.

O romance, uma das referências mais emblemáticas do movimento neorrealista português, foi de leitura obrigatória nas escolas secundárias portuguesas durante duas décadas. É hoje um livro quase esquecido. No entanto, graças à sua ingenuidade, bravura e simplicidade, Esteiros é um documento marcante da história portuguesa do século xx - e deve ser relido para que não esqueçamos a fotografia amarga desses anos.

«Esteiros resiste até mesmo a esta vontade de apagar da literatura o empenhamento político-social; é precisamente essa a frescura da escrita, essa autenticidade das personagens nas suas condutas e nas suas frases, essa poeticidade flagrante.»
Urbano Tavares Rodrigues

«A sua miséria e o seu abandono são de repente a sua liberdade e a liberdade pura alegria. [...] Descalços, esfarrapados, famintos, com a mãe a morrer ou o pai desempregado, submetidos por uns tostões à inominável violação de um trabalho animal, estas crianças nunca pedem dó e nunca fazem dó.»
Vasco Pulido Valente

«Poder-se-á também dizer que um romance sobre crianças condenadas à miséria é singular no panorama literário nacional, despertando emoções particulares. Depois, ou talvez sobretudo, há a componente política. Por razões mais ideológicas do que estéticas, o romance entrou para o cânone escolar, sendo de leitura obrigatória na escola, depois do 25 de Abril, para só sair, talvez ainda por razões ideológicas, passados alguns anos. Por isso, muita gente, mais ou menos jovem, o leu ou, pelo menos, teve obrigação de o ler.»
Carlos Fiolhais

Esteiros

by Soeiro Pereira Gomes

Property Description
ISBN: 9789897227219
Publisher: Quetzal Editores
Release Date: March of 2021
Language: Portuguese
Dimensions: 150 x 220 x 22 mm
Cover: Hardcover
Pages: 256
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789897227219
Recommended Minimum Age: Not applicable

Uma realidade tão distante!!

CT

Faz parte dos clássicos. Deve fazer parte da biblioteca de quem aprecia bons livros. O tema não é fácil de aceitar, mesmo assim uma realidade.

Esteiros

Luís Ribeiro

Um livro que me marcou bastante e que 'inicia' a narrativa neo-realista na literatura portuguesa . A estória de miúdos que, pelas circunstâncias difíceis da sua vida, se vêem obrigados a trabalhar em condições miseráveis, sendo-lhes roubada toda a sua infância e adolescência. A exploração deplorável do trabalho humano é o tema dominante de todo o romance. Uma leitura imperdível.

ABOUT THE AUTHOR

Soeiro Pereira Gomes

Joaquim Soeiro Pereira Gomes (Baião, 1909 – Lisboa, 1949) estudou em Espinho e Coimbra (onde tirou o curso de regente agrícola) e trabalhou em Angola. Fixou-se em Alhandra e, a partir de 1939, começa a escrever no semanário oposicionista O Diabo. Tendo aderido ao PCP em 1937, passou à clandestinidade em 1944, sendo eleito para o Comité Central em 1946. Além de Esteiros (cujo desenho da capa da primeira edição é de Álvaro Cunhal), na sua bibliografia há ainda outro romance, Engrenagem (publicação póstuma em 1951), bem como recolhas de contos (Contos Vermelhos ou Refúgio Perdido e Outros Contos) e de crónicas. A sua correspondência com a mulher, Manuela Câncio dos Reis, está publicada no livro Eles Vieram de Madrugada (1981).

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT