30% OFF

Esquecidos e Abandonados

Memórias de lugares que o tempo (ainda) não apagou

by Vanessa Fidalgo
Book eBook
Publisher: Oficina do Livro, October of 2023 ‧
16,90€
13,52€
20% OFF + 10% CARD
IN STOCK -
free shipping
Os edifícios em ruínas têm a capacidade extraordinária de nos contar histórias. E Portugal está cheio deles. O que se sabe destes lugares, de quem lá viveu, Dos boatos que o abandono foi alimentando?

As histórias deste livro são precisamente contadas pelos escombros. Revelam-nos, por exemplo, que muitos portugueses Ilustres e prósperos deixaram palacetes a apodrecer ao vento, como a quinta das Camélias ou o chalet do aviador Brito Paes, um dos pioneiros da nossa aviação, ou que temos teatros com plateias de fantasmas, como o Rosa Damasceno, porque a economia acabou com o espetáculo e a diversão.

Mas estes testemunhos de um tempo que passou falam-nos também de gente bem mais simples, pouco dadas à excentricidade ou à cultura, como os condenados da Trafaria, os últimos aldeões de Drave ou os antigos funcionários de fábricas abandonadas pelo país fora.

As ruínas são uma espécie de movimento de resistência, um entrave ao esquecimento e, em última instância, uma lição de vida sobre a necessidade de cuidar do passado.

Esquecidos e Abandonados

Memórias de lugares que o tempo (ainda) não apagou

by Vanessa Fidalgo

Property Description
ISBN: 9789896618414
Publisher: Oficina do Livro
Release Date: October of 2023
Language: Portuguese
Dimensions: 155 x 235 x 14 mm
Cover: Softcover
Pages: 232
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Memories and Testimonies
EAN: 9789896618414

O «nosso» património degradado

Carlos Serejo

Mais um livro da excelente série iniciada por Vanessa Fidalgo, este relacionado com várias infraestruturas outrora importantes, hoje abandonadas e em avançado estado de degradação. Com a habitual leitura cativante, fruto de uma apurada pesquisa, Vanessa Fidalgo leva-nos a pensar sobre a sua próxima obra.

ABOUT THE AUTHOR

Vanessa Fidalgo

Vanessa Fidalgo nasceu em Lisboa, a 15 de maio de 1978. Jornalista desde 1997, passou por várias redações. Atualmente escreve para o Correio da Manhã, e coordena os programas culturais Astrolábio, no canal Now, e Língua Mãe, no CMTV, ambos realizados em parceria com a Sociedade Portuguesa de Autores. É autora dos livros Histórias de Um Portugal Assombrado (2012), 101 Lugares para Ter Medo em Portugal (2013), Seres Mágicos de Portugal (2014), Avistamentos de Óvnis em Portugal (2016), Lugares Abandonados de Portugal (2017), SOS Donos em Apuros (2018), Pelos Caminhos Assombrados de Portugal (2020), Porque se Chama Assim? (2022) e Esquecidos e Abandonados (2023).

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT